Início >> Content >> Feira Pan-Amazônica do Livro
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Feira Pan-Amazônica do Livro

A primeira edição ocorreu em 1996, no espaço do Centur. Tem como finalidade promover a divulgação do livro enquanto instrumento pedagógico, educativo e informativo, fomentado um processo de mudança cultural. Além disso, tem o objetivo de oportunizar aos estudantes, pesquisadores, professores e a sociedade paraense em geral o conhecimento e aquisição dos mais modernos lançamentos e títulos da literatura e incentivar e fomentar o mercado editorial e livreiro do país. A Feira envolve ações ao longo do ano e culmina com o evento principal no período de maio a junho.
 
Programação da Feira Pan Amazônica do Livro ao longo do ano:
 
1. Sarau Cultural - reúne música e teatro, para falar sobre a vida e a obra dos escritores que serão lembrados durante o evento.
 
2. Pan-Amazônica na Escola - promove oficinas de iniciação literária nas escolas da Região Metropolitana de Belém, como bate-papo com poetas, escritores, dramaturgos e outros convidados, além de interagir com as escolas locais que apresentam seus trabalhos.
 
3. Gincana Literária da Feira: durante o ano, estudantes da rede pública de ensino, divididos em grupos, pesquisam a vida e a obra de quatro escritores, a fim de responder sobre eles em um dia de intensa mobilização e torcida das escolas. A Gincana reserva espaços para os grupos apresentarem tudo o que descobrirem sobre os escritores selecionados. Consta ainda, dessa ação, o Concurso de Redação.
 
4. Pan-Amazônica nos Municípios: esta ação leva os escritores ao interior do Estado para debater ou conversar com estudantes, professores e a comunidade, sobre literatura.
 
5. Salão do Livro: É uma mini-feira de livros que acontece nos municípios, com programação similar à Pan-Amazônica de Belém, em menor escala, que acontece com apoio da prefeitura local, e de órgãos do governo do Estado. Atualmente os salões ocorrem na Região do Capim e do Baixo Amazonas.
 
 
Período: 
ao longo do ano, a culminância entre os meses de maio e junho