Início >> Noticia >> OSTP realiza concerto de premiação do concurso de canto lírico da Fundação Carlos Gomes
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

OSTP realiza concerto de premiação do concurso de canto lírico da Fundação Carlos Gomes

 

Uma noite de passeio pelo mundo ópera. Assim será o concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) desta sexta-feira (6), ás 20h, com regência do maestro titular Miguel Campos Neto em programação do IV ENCANTA - Encontro de Canto da Amazônia, uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Fundação Carlos Gomes, e o concerto ocorre por meio da Academia Paraense de Música (APM), com apoio da Cultura Rede de Comunicação. A entrada é gratuita.

A noite será dedicada à premiação do II Concurso Marina Monarcha com participação dos cantores finalistas, com repertório de óperas conhecidas mundialmente. O evento que destaca o trabalho de descoberta de novos talentos do canto lírico local desenvolvido pelo Núcleo de Ópera do Instituto Estadual Carlos Gomes. De acordo com o maestro, trata-se de um momento em que cantores e instrumentistas têm a oportunidade de se apresentar com um grupo orquestral completo, o que proporciona uma nova experiência para a carreira profissional de cada artista.

"Para um jovem cantor ou instrumentista solar frente à uma orquestra sinfônica é um grande evento. É uma premiação por um esforço grande de dedicação ao canto e isso é muito importante para esses jovens cantores. Alguns já cantaram com a gente, outros não. Para os que estão começando agora, cantar com orquestra sinfônica é fundamental para seguir o caminho na ópera, para aprender a lidar com o maestro e saber projetar a voz acima da orquestra", comenta Miguel Campos Neto.

O vencedor do I Concurso Marina Monarcha (2017), Antonio Wilson, cantará a primeira parte do programa, e na segunda parte, os quatro finalistas do II Concurso Marina Monarcha (2018), se apresentarão com a Orquestra. Os finalistas são as sopranos Lanna Bastos e Juliane Lins, o tenor Mário Ícaro e o barítono Idaías Souto.

Ao final do concerto, serão anunciados os vencedores da edição 2018.

Encanta

A principal novidade do evento este ano é a realização de um musical e a montagem

de duas óperas, Cosi Fan Tutte (Mozart) e La Serva Padrona (Pergolesi), que terão apresentações, respectivamente, nos dias 05 e 08 de abril, às 20h, e no dia 07 de abril,

também no mesmo horário, no Theatro da Paz, com entrada gratuita.

Entre os artistas convidados que participam dos espetáculos que serão montados em

Belém estão o barítono brasileiro Homero Velho, que interpretará o papel de Don Alfonso na Ópera Così fan tutte; o preparador vocal Rafael Villar, professor de Belting e Diretor de Musical que irá dirigir em Belém o ‘Broadway in Concert’ ; o Baixo Barítono Damon Nestor Ploumis, diretor cênico da ópera Così fan tutte; Glaucivan Gurgel, diretor cênico da Ópera La Serva Padrona e a pianista Lígia Moreno.

PROGRAMA

J. STRAUSS (1985-1899)

Abertura da Ópera “O Morcego”

 

W. A. MOZART (1756-1791) *

Il mio tesoro (Ópera Don Giovanni)

 

G. DONIZETTI (1797-1848) *

Una furtiva lagrima (Ópera L’Elisir d’amore)

Ah! Mes amis, quel jour de fête! (Ópera La Fille du Regiment)

 

G. PUCCINI (1858-1924) *

Che gelida manina (Ópera La Bohème)

 

      *Solista: Antônio Wilson (Tenor) - vencedor do I Concurso de Canto Marina Monarcha (2017) da         Fundação Carlos Gomes – FCG, Instituto Estadual Carlos Gomes – IECG, Núcleo de Ópera do IECG.

 

                Intervalo

 

G. ROSSINI (1792-1868)

Abertura da Ópera “Semiramide”

 

G. BIZET (1838-1875)

Je dis que rien ne m'épouvante (Ópera Carmen)

      Solista: Juliane Lins (soprano) **

 

C. GOMES (1836-1896)

O ciel di Parahyba (Ópera Lo Schiavo)

      Solista: Lanna Bastos (soprano) **

 

G. ROSSINI (1792-1868)

Ecco ridente in ciello (Ópera Il Barbiere di Siviglia)

      Solista: Mário Ícaro (tenor) **

 

G. VERDI (1813-1901)

Cortigiani vil razza dannata (Ópera Povero Rigoletto)

      Solista: Idaías Souto (barítono) **

 

                ** Finalistas do II Concurso de Canto Marina

 

SERVIÇO

IV Encontro de Canto da Amazônia – ENCANTA

Gala Lírica (Concerto da OSTP e vencedores do Concurso Marina Monarcha)

Sexta-feira (06/04), às 20h

Local: Theatro da Paz

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 9h e no site do TicketFácil (com taxa de conveniência de R$2 por ingresso, limitado a dois por pessoa)