Início >> Noticia >> Reflexões sobre o centro histórico de Belém será tema do debate na UFPA

Reflexões sobre o centro histórico de Belém será tema do debate na UFPA

Belém é o tema do I Colóquio Paisagens, Dinâmicas e Sensibilidades: pelo direito ao centro histórico de Belém, promovido pelo Departamento Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, que será realizado nos dias 25 e 26 de junho, das 9 às 18 horas, no Auditório Setorial Básico I, da Universidade Federal do Pará. O encontro terá a participação de pesquisadores de várias áreas de conhecimento focados nas questões urbanas.

Os organizadores do colóquio propõem reflexões acerca das paisagens, existências e sensibilidades diversas em uma cidade como Belém e compreender a capital paraense por meio das especificidades dessa metrópole amazônica, cujo Centro Histórico evoca relações de memória, habitação, religiosidade, cultura, musealização, lazer, turismo, trabalho, poder institucionalizado e agência.

O debate é realizado em função da revisão do Plano Diretor de Belém e visa lançar as bases para a construção de uma “Carta Patrimonial de Belém”.  Por isso propõe comunicações em quatro sessões temáticas: patrimônio material (casarios, igrejas e suas representações), espaços públicos, dinâmicas e apropriações; modos de vida, afetividades e transformações, e paisagens e movimentos. As sessões temáticas serão coordenadores do PPGA, dentro de uma proposta interdisciplinar e sempre com o fito de suscitar discussões atuais sobre os temas citados. Os trabalhos apresentados no colóquio serão publicados em um dossiê temático no periódico semestral Caderno 4 Campos (PPGA/UFPA, no segundo semestre deste ano.

O colóquio, que tem o apoio do Grupo de Pesquisa de Antropologia do Turismo na Amazônia é aberto a ouvintes ou proponentes de trabalhos. Maiores informações no site https://coloquiochb2018.wixsite.com/inicio.

Foto Elza Lima