Início >> Noticia >> Aberto XI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

Aberto XI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

O XI Salão do Livro do Baixo Amazonas, foi aberto nesta sexta-feira, 7 de setembro, em Santarém, no oeste do Pará, com 50 toneladas de livros, 22 mil títulos, 150 expositores em 32 estandes. O peso do Salão vai além dos números, faz parte do circuito cultural da região, que tem muita tradição em literatura e música.

Para o Secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, Olavo das Neves, que junto com o prefeito da cidade, Nélio Aguiar, participou da abertura do evento, a décima primeira o Salão do Livro é um espaço cultural que não pode deixar de ser ocupado.

Junto com a diretora de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) Ana Catarina Brito e Robério da Silva da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e secretário de Cultura do município de Santarém, Luís Alberto Figueira, o secretário Olavo das Neves e prefeito Nélio Aguiar visitaram todos os estandes do Salão.

“Em virtude da crise, que afeta, sem exceção todos os municípios paraenses, houve algumas dificuldades para a realização desta edição, mas o Governo do Estado não mediu esforços e junto com a prefeitura de Santarém promove o Salão, que promete atrair mais de 50 mil visitantes durante o período da sua realização e aquecer a economia do município com perspectiva de movimentar cerca de um milhão de reais” destacou o secretário Regional de Governo.

O salão do Livro do baixo Amazonas, ocorrerá até o dia 16 deste mês, no Espaço Pérola do Tapajós. Uma extensão da 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro, que ocorre em Belém, o Salão do Livro do Baixo Amazonas tem este ano como homenageados o escritor Age de Carvalho e a Colômbia. “É uma grande oportunidade para nosso município, O Salão do Livro jamais poderia deixar de ocorrer, pois é um momento que a cidade se transforma em um grande centro de cultura, com valorização dos nossos escritores e artistas locais e uma oportunidade de entretenimento para o povo, que também tem acesso a livros com preços bem acessíveis”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

A estudante Maria Eduarda Camargo 12 anos, veio com a mãe prestigiar a abertura do Salão, mas adianta que não é a primeira vez. “Desde os sete anos venho e, sempre compro alguns livros”, disse.

Programação Cultural. A abertura do Salão do Baixo Amazonas trouxe, pela primeira vez a Santarém, a cantora paraense Nanna Reis com o show “Salsa com Jambu”, que fez a abertura da programação cultural do evento. O público curtiu uma mistura bem dançante de ritmos latinos e música brasileira. “A vinda para este show em Santarém foi um presente para minha carreira, pois estive no palco com músicos da terra, uma troca de experiência fantástica. Estou me sentindo em casa, o santareno é um povo muito receptivo”, disse.

Na programação cultural deste sábado, 8, o Salão do Livro receberá o stand up do humorista Epaminondas Gustavo, personagem do juiz Cláudio Rendeiro, que faz um passeio pelo imaginário cultural do povo paraense, sua cultura e suas tradições. Será a partir das 20h.

Serviço:

XI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas apresenta Encontro Literário

Local: Parque da Cidade – Espaço Pérolas do Tapajós, Avenida Bartolomeu de Gusmão, 553. Cep: 68030-350 Santarém – Pará.

Contato: +55 93 3522-2663

Entrada: Franca