Início >> Noticia >> Amazônia Jazz Band no Ritmo do Funk
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Amazônia Jazz Band no Ritmo do Funk

 

Amazônia Jazz Band no Ritmo do Funk

 

O Ritmo do Funk irá invadir o palco do Theatro da Paz, com a Amazônia Jazz Band – AJB, com a regência do maestro Nelson Neves e participação do Movimento Hip Hop Estilo de Belém. O concerto “Amazônia Jazz Band no Ritmo do Funk” trará a pulsação rítmica enfatizada pelo baixo elétrico e reforçado por padrões rítmicos da bateria, da guitarra e com a presença e força dos metais da AJB, será mais um momento para celebrar este ritmo dançante tão importante e que faz parte da história da música pop e do Jazz, será na próxima quarta feira, dia 24 de outubro, às 20hs, no Theatro da Paz, com entrada franca.

A Amazônia Jazz Band – AJB possui 24 anos de experiência e foi formada com integrantes da extinta Big Band, o grupo artístico que pertenceu a Fundação Carlos Gomes. Além de seus vários concertos em Belém, a Banda já se apresentou como convidada em vários outros estados e países, como: Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN), tendo participado ainda dos Festivais Internacionais de Música do Pará, do Festival Internacional de Londrina (PR), do Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza (CE), Bienal de Música Contemporânea Brasileira, no Rio de Janeiro (RJ), Festival Internacional de La Cultura Tunia, em Boyacá (Colômbia) e do Encontro de Compositores Latino-Americanos, em Porto Alegre (RS).

O funk é um gênero musical que se originou em comunidades afro-americanas em meados da década de 1960, quando músicos criaram uma nova forma de música rítmica e dançante, através de uma mistura de soul music, jazz e rhythm and blues (R & B). O estilo enfatiza as melodias e progressões de acordes usadas em outros gêneros relacionados e traz uma forte pulsação rítmica enfatizada pelo baixo elétrico juntamente com a bateria em primeiro plano. Como grande parte da música de inspiração africana, o funk tipicamente consiste em um groove complexo com instrumentos rítmicos tocando grooves interligados.

“Esse movimento começou com o grande James Brown e com o desenvolvimento de um groove característico que enfatizava uma forte ênfase no primeiro tempo de cada compasso, chamado ‘The One’, e o uso do swing juntamente com as sincopas do baixo reforçadas por padrões rítmicos da bateria e da guitarra. A partir daí, vários grupos surgiram e logo começaram a adotar e desenvolver as inovações de Brown”, explica o maestro Nelson Neves.

No repertório estão canções como “In The Stone” (Earth, Wind & Fire), “Pick Up the Pieces” (Phil Collins), “Uptown Funk” (Bruno Mars), entre outras.  “Nele teremos a participação de dançarinos do Movimento Hip Hop de Belém que irão abrilhantar este show com suas danças e movimentos típicos das décadas de 60, 70 e anos 80. Será uma festa e celebração através da junção desses dois elementos: a música e a dança” adianta o maestro.

O evento é gratuito e uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura - Secult, por meio da Academia Paraense de Música - APM.

 

Serviço

Amazônia Jazz Band no Ritmo do Funk          

Local: Theatro da Paz. Rua da Paz, s/n. Campina. Belém – Pará

Data: 24 de outubro

Hora: 20hs

Entrada: Franca. Os ingressos serão disponibilizados a partir das 9h do dia 23, na bilheteria do teatro, e pelo site www.ticketfacil.com.br, com retirada limitada a dois ingressos por pessoa e taxa de conveniência de R$2,00 por ingresso.

Contato: 4009-8758

 

Colaboração Camila Correia