Início >> Noticia >> Amazônia Jazz Band apresenta “O encontro da Percussão e o Jazz"
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Amazônia Jazz Band apresenta “O encontro da Percussão e o Jazz"

 

A Amazônia Jazz Band apresenta o concerto "O encontro da Percussão e o Jazz" nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, a partir de 20h, no Theatro da Paz, em Belém. O percussionista Ricardo Aquino, integrante da AJB, será o solista do evento, que terá regência do maestro Nelson Neves. A entrada é gratuita. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site www.ticketfacil.com.br, com retirada limitada a dois ingressos por pessoa e taxa de conveniência de R$2 por ingresso.  

Com destaque para os sons percussivos, a primeira parte do concerto terá "Blues For Mr. P", de Jim Martin; "Once Upon A Summertime", de EddIe Barclay e Michel Legrand; "Hava Nice Day", de Sammy Nestico; "Splanky", de Neal Hefti. Após o intervalo, Entre baladas e blues, será apresentada a composição “Rapsódia para percussão e jazz ensemble”, do compositor brasileiro Ney Rosauro.

Nelson Neves explica que a peça foi escrita originalmente para orquestra, mas que Rosauro também deixou escrita uma versão para jazz e que o concerto terá um toque especial sob a criatividade do grupo. Na execução da AJB, Ricardo Aquino vai usar uma parafernália de objetos aliados a outros elementos, como por exemplo, mostrar sons da borda dos copos de cristais, e instrumentos que lembram a floresta, como tímpanos, vibrafone, xilofone e repinique.

A influência africana, por sinal, é a marca do próprio surgimento do jazz e dos ritmos como carimbó, marabaixo, axé, batuques, samba - e a mistura dessas sonoridades é a essência da Amazônia Jazz Band, que reverencia a produção da música regional com maestria.  "O jazz é muito percussivo, muito dançante, começou com os negros dos Estados Unidos, da junção dos elementos negros com a música europeia de concerto", explica o maestro, acrescentando que no concerto também serão apresentados blues e baladas.

"Procuramos fazer um repertório eclético e hoje em dia temos total liberdade para fazer o jazz dialogar com uma variedade de sons e instrumentos, proporcionando uma variedade rítmica grandiosa. Nós aqui na AJB usamos todos esses instrumentos que as bandas de jazz modernas usam, e por estarmos na Amazônia, procuro valorizar também o que é nosso, do Pará e do Brasil", completa Nelson Neves.

A realização é do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura - Secult, com apoio da Academia Paraense de Música - APM e Theatro da Paz.

 

Serviço

Amazônia Jazz Band apresenta “O encontro da Percussão e o Jazz"

Local: Theatro da Paz. Rua da Paz, s/n. Campina. Belém - Pará

Data: 14 de novembro

Horário: 20h

Entrada: gratuita

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site www.ticketfacil.com.br, com retirada limitada a dois ingressos por pessoa e taxa de conveniência de R$2 por ingresso.  

Informações: 4009-8758