Início >> Noticia >> Palhaçaria na abertura da 1ª Mostra de Teatro "Nilza Maria"
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Palhaçaria na abertura da 1ª Mostra de Teatro "Nilza Maria"

 
A alegria invade o palco do Teatro Estação Gasômetro. Em homenagem aos palhaços dos grandes e pequenos circos, aqueles conhecidos como ‘circo de lona rasgada’, a Companhia Foskaluz de Teatro apresenta hoje (27), às 19h, dentro da 1ª Mostra de Teatro Nilza Maria, o espetáculo “Viva o Circo”, que vem recheado de diferentes referências circenses. A ação é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e apoio da Fundação Cultural do Pará.
 
Para a montagem, a Companhia fez um apanhado das tradicionais reprises circenses, - que foram por muito tempo sucesso entre os atos dessa categoria - como, ‘Abelha Abelhinha’, ‘Morrer pra ganhar dinheiro’, ‘Sonâmbula’, ‘Caveirão’, ‘O beijo no Escuro’, ‘O caçador, A bomba’ e muitos outros, acrescentando o estudo da Obra “Palhaços” de Mário Fernando Bolognesi, além de pesquisas sobre circos e entrevistas com palhaços brasileiros.
 
Cheio de graça, ironia e argumento, a apresentação tem 60 minutos de duração e classificação livre para todas as idades – porém, muito indicado para as crianças que se identificam com o universo do palhaço – o público terá diversos motivos para gargalhar e perceber a vida como um maravilhoso espetáculo de cores e risos. 
 
Os artistas que compõem a Cia Foskaluz vêm de Castanhal em uma ação inédita de democratização de acesso à cultura. “Acredito que finalmente inicia-se, a democratização do teatro no Pará. A arte tem que ser para todos. Muitas vezes a estrela dos artistas se apaga por falta de iniciativas como essa. Agora é nossa vez, o espetáculo tem que continuar”, afirma o diretor e ator Miqueas Lisboa.
 
A Cia Foskaluz de Teatro conta com reforço da Trupe do Risadinha e traz neste espetáculo a direção e atuação de Miqueas Lisboa e dos atores Evalmir Paixão, Joanna Nascimento e Francisco Willame, que além de atuar, responde pela iluminação e pela sonoplastia.
 
 
Serviço: 
A 1ª Mostra de Teatro "Nilza Maria" inicia oficialmente nesta quarta-feira (27), com dois espetáculos. Às 19h, no Teatro Gasômetro, teremos a peça “Viva O Circo”, da Cia. Foskaluz e às 20h30 é a vez da obra "A menina que dá com a cara na parede”, no Teatro Waldemar Henrique. Toda a Mostra tem entrada gratuita.