Início >> Noticia >> Concerto de árias famosas com entrada gratuita do Museu do Estado

Concerto de árias famosas com entrada gratuita do Museu do Estado

Idaías Souto e Kezia Andrade respondem pela direção do concerto "Árias famosas".

O Museu do Estado do Pará terá noite de música clássica, nesta terça-feira, 17, com a apresentação do concerto didático intitulado “Árias famosas”, programado pelo projeto de música Bravíssimo! do MEP. O recital será na Sala das Artes, com a participação do pianista João William e pela pianista convidada Adriana Azulay. No repertório dos cantores foram escolhidas músicas de Mozart, Verdi, Puccini, Pergolesi e Scarlatti, dentre outros.

O concerto didático é uma atividade do projeto Ópera Estúdio, um curso livre ofertado pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que foi criado com o objetivo de proporcionar a formação em montagens de ópera. Os dezesseis cantores que integram o Núcleo de Ópera do IECG recebem capacitação vocal e cênica, bem como disciplinas que se enquadram dentro de um programa especifico para o curso. Também participam de ensaios e fazem apresentações artísticas periódicas dentro da programação de eventos realizados pela instituição, tendo assim a oportunidade de aprimorarem suas performances para poder atuar recitais de portes regional, nacional e internacional.

O Ópera Estúdio investe na profissionalização dos alunos de canto lírico e de cantores paraenses, com o objetivo de prepara-los para a carreira artística profissional em ópera e em dezembro de 2013. O projeto é coordenado pela professora Jena Vieira e conta com a coordenação técnica da professora Eugenia Pinon, com assistência das cantoras Dhuly Contente e Dulciane Ribeiro.

Cursos internacionais - No ano de 2014 e 2016 o projeto proporcionou a qualificação dos seus participantes em cursos de férias de verão na cidade de Weimar, na Alemanha e Verona na Itália com o apoio da Fundação Carlos Gomes. Em 2015, dois de seus integrantes foram escolhidos para participar do intercâmbio com a Universidade de Missouri-Columbia, nos Estados Unidos. Ainda no primeiro ano foi realizada a oficina de cenas, sob a direção de William Ferrara (USA), o que resultou na apresentação dos alunos no Theatro da Paz e no Teatro Cláudio Barradas. Em 2015, tiveram Masterclass com os cantores líricos Miguelangelo Cavalcanti, barítono Brasileiro radicado em Praga, e a paraense Adriane Queiroz, soprano radicada em Berlim, na Alemanha. Em 2016, participaram das classes das sopranos Ana Paula Russo e Ana Ester Neves, com quem tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o mercado de trabalho na Europa e sobre técnica vocal.

Desde 2015, os alunos do Ópera Estúdio têm se destacado no Festival de Ópera do Theatro da paz como concertistas e como solistas das óperas.

Dentro das suas programações consolidadas, o projeto realizou O 1º ENCANTA (Encontro de Canto da Amazônia), por meio do qual se reuniram professores e estudantes de canto lírico, técnicos de música, coralistas, bem como todo o público interessado na área de canto do estado do Pará, que teve como convidado o professor Damon Ploumis, baixo-barítono americano de carreira internacional radicado em Weimar. Na Alemanha).

Os alunos se apresentam constantemente utilizando espaços culturais da cidade, com destaque para o Museu do Estado do Pará, Theatro da Paz, SESC Boulevard e sala Etorre Bosio, onde apresentam um programa diversificado de árias, duetos, trios, quartetos, entre outras peças mundialmente famosas.

O concerto “Árias famosas” tem a direção musical de Isaias Couto, um dos cantores de ópera paraenses que integraram, recentemente, o elenco da Ópera Don Giovanni, de Mozart no XVI Festival de Ópera do Teatro da Paz e tem na coordenação técnica a soprano Kézia Andrade, que também participou dessa montagem, juntamente com Dhuly Contente. Na assistência de direção estão Dulcianne Ribeiro, Emanuele Monteiro e Mariluz Vidonho. O concerto é promovido pelo Governo do Pará por meio do Sistema Integrado de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e da Fundação Carlos Gomes.

A apresentação será às 19 horas, na Sala de Artes do MEP, com entrada gratuita.