Início >> Noticia >> Concerto de Abertura do III Encontro Internacional de Clarinetistas de Belém

Concerto de Abertura do III Encontro Internacional de Clarinetistas de Belém

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz - OSTP realiza nesta quarta feira, dia 7 de novembro, às 20hs, o concerto de abertura do III encontro Internacional de Clarinetistas, recebe o solista Cristiano Alves e a regência fica por conta do maestro convidado Agostinho Fonseca Júnior. Serão apresentados no repertório canções de W. A. Mozart e C. Nielsen, com entrada franca.

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz foi criada em 1996, numa iniciativa da Secretaria de Cultura (SECULT), contando com a parceria da Fundação Carlos Gomes. Já conhecida em todo território nacional, a orquestra atua há 21 anos e sempre almejam avançar cada dia mais e melhorar o nível das suas apresentações. Mantendo a casa dia a OSTP em constante evolução.

O maestro Miguel Campos Neto, já foi vencedor do III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra, em 1997, presidente da Metropolitana, instituição que gere a Orquestra Metropolitana de Lisboa (da qual foi também Diretor Artístico), diretor artístico e maestro titular da Orquestra do Algarve e da Orquestra Clássica do Sul. Atualmente é diretor artístico do IN Spiritum – Festival de Música do Porto, maestro titular da Orquestra Sinfônica Ensemble e maestro titular e diretor artístico da Orquestra Bomtempo. Nos últimos anos, dirigiu, a Royal Philharmonic Orchestra, a Orquestra Sinfônica de Nuremberga, a Orquestra Sinfônica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra de Câmara da Rádio Romena e a Berliner Symphoniker.

O solista em Clarinete Cristiano Alves é doutor em Música pela UNICAMP e Mestre pela UFRJ. Natural de Niterói iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade e aos dez teve contato com a clarineta. Detentor de diversas premiações em importantes concursos graduou-se com summa cum laude pela UFRJ. Participou de centenas de gravações sinfônicas e camerísticas, atuando ainda junto a grandes artistas da MPB. Apresentando-se com frequência no exterior, é regularmente convidado a realizar recitais, concertos e masterclasses em países como EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Portugal, Espanha, Eslovênia, Servia, Bélgica, China, Cingapura, Vietnã, Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru, Colômbia e Guatemala. Em 2005, lançou seu primeiro CD solo, considerado um dos três melhores lançamentos de música erudita no Brasil. É professor efetivo da cadeira de clarinetas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. No Brasil, leciona frequentemente em diversos Festivais de Música, além de ministrar, regularmente, workshops em diversas cidades nas Américas, Europa e Ásia. Há décadas colabora com os naipes de prestigiosas orquestras brasileiras, como Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra do MERCOSUL.

Wolfgang Amadeus Mozart, (1756 - 1791) foi um músico e compositor austríaco, foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na músicas sinfônicaconcertanteoperísticacoralpianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.

Carl August Nielsen (1865 - 1931) foi um músico dinamarquês, maestro e violinista dinamarquês, amplamente reconhecido como o mais proeminente compositor de seu país. Nielsen é especialmente conhecido por suas seis sinfonias, seu Quinteto do Vento e seus concertos para violinoflauta e clarinete. Na Dinamarca, a sua ópera Maskarade e muitas das suas canções tornaram-se parte integrante do património nacional.

W. A. MOZART (1756-1791)

Sinfonia 39 em Mib, K. 543

Adagio - Allegro

Andante con moto

Menuetto (Allegretto)

Allegro

INTERVALO

C. NIELSEN (1865-1931)

Concerto para clarinete, Op. 57

Allegretto um poço - Poco Adagio - Allegro non troppo - Allegro vivace

A realização é da Academia Paraense de Música, Theatro da Paz e Secretaria de Cultura do Estado do Pará – Secult e o Governo do Estado do Pará, em parceria com a Royal Global e Escola de Música da UFPA – EMUFPA, com apoio da Cultura Rede de Comunicação.

Concerto de Abertura do III Encontro Internacional de Clarinetistas de Belém

Local: Theatro da Paz, Rua da Paz, s/n. Campina – Belém – Pará.

Regência: Agostinho Fonseca Júnior

Solista: Cristiano Alves (Clarinete)

Data: 07/11/2018

Horário: 20h