Início >> Noticia >> Contação de história recebe público de instituições de ensino

Contação de história recebe público de instituições de ensino

Seguem as comemorações dos 140 anos do Theatro da Paz. Está de volta à cena neste semestre um projeto lançado em 2017, o ‘Contação de História’, a partir do qual as crianças conhecem mais da arquitetura do teatro que traz em si diversos ganchos sobre a cultura paraense.

Nesta quarta-feira, 28, o projeto tem sessão às 10h, com crianças de 07 a 12 anos, alunos do ProPaz, E.E. Ida de Oliveira, E.M. Maria Stellina Valmont e E.M. Republica de Portugal. As visitas são gratuitas direcionadas a alunos matriculados nas escolas públicas paraenses e devem ser previamente agendadas no Theatro da Paz ou pelo e-mail contacaodehistoriatdapaz@gmail.com.

As crianças são recepcionados por funcionários do teatro, que lhes dão as boas vindas e apresenta as orientações a respeito das normas a serem seguidas durante o percurso no Theatro da Paz. Neste momento é abordado um breve conteúdo histórico através das curiosidades do próprio Hall do Theatro.

O projeto conta com a performance da atriz Karla Pessoa, que recebe as crianças com figurino da Bélle Époque e inicia um passeio pelo teatro, em que conta três lendas amazônicas a partir de referências arquitetônicas do teatro.

Logo quando entram, as crianças percebem que há uma moça deitada em um divã, adormecida. É a atriz, que então desperta do passado e começa a conversar com os pequenos espectadores. Já ali ela enxerga no piso uma figura que faz alusão ao Muiraquitã, eis a primeira lenda a ser contada.

Ensaio da Ostp

A turma já com a atriz, segue para a Varanda do Theatro da Paz, onde é feita uma breve explanação da sala de espetáculo e curiosidades, de forma a recriar o ambiente através da contação de histórias. As crianças também são brindadas com um momento especial que é o ensaio regular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

Ali na sala de espetáculos, a atriz lembra do Maestro Waldemar Henrique e conta a lenda do Uirapuru.  A visita cheia de perguntas e curiosidade segue até o Foyer, onde os pequenos se deparam com os vários detalhes do espaço e curiosidades sobre os eventos que aconteciam no salão nobre. No Foyer, a última lenda, da Vitória Régia. E a visita encerra no Terrace, com vistas para a Praça da República.

Agendamentos - 1º semestre de 2018 - (de 10h às 11h)

28 de fevereiro

Público atendido: Crianças e adolescentes de escolas da rede pública de ensino.

Lotação de cada visita: 100 pessoas

Duração: 50 minutos

Contação de Histórias - As visitas são gratuitas e destinadas aos alunos de 07 a 12 anos matriculados nas escolas públicas paraenses e devem ser previamente agendadas no Theatro da Paz pelo e-mail contacaodehistoriatdapaz@gmail.com. Informações: 40098769/ 40098758/40098759.