Início >> Noticia >> Contação de história recebe público de instituições de ensino
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Contação de história recebe público de instituições de ensino

Seguem as comemorações dos 140 anos do Theatro da Paz. Está de volta à cena neste semestre um projeto lançado em 2017, o ‘Contação de História’, a partir do qual as crianças conhecem mais da arquitetura do teatro que traz em si diversos ganchos sobre a cultura paraense.

Nesta quarta-feira, 28, o projeto tem sessão às 10h, com crianças de 07 a 12 anos, alunos do ProPaz, E.E. Ida de Oliveira, E.M. Maria Stellina Valmont e E.M. Republica de Portugal. As visitas são gratuitas direcionadas a alunos matriculados nas escolas públicas paraenses e devem ser previamente agendadas no Theatro da Paz ou pelo e-mail contacaodehistoriatdapaz@gmail.com.

As crianças são recepcionados por funcionários do teatro, que lhes dão as boas vindas e apresenta as orientações a respeito das normas a serem seguidas durante o percurso no Theatro da Paz. Neste momento é abordado um breve conteúdo histórico através das curiosidades do próprio Hall do Theatro.

O projeto conta com a performance da atriz Karla Pessoa, que recebe as crianças com figurino da Bélle Époque e inicia um passeio pelo teatro, em que conta três lendas amazônicas a partir de referências arquitetônicas do teatro.

Logo quando entram, as crianças percebem que há uma moça deitada em um divã, adormecida. É a atriz, que então desperta do passado e começa a conversar com os pequenos espectadores. Já ali ela enxerga no piso uma figura que faz alusão ao Muiraquitã, eis a primeira lenda a ser contada.

Ensaio da Ostp

A turma já com a atriz, segue para a Varanda do Theatro da Paz, onde é feita uma breve explanação da sala de espetáculo e curiosidades, de forma a recriar o ambiente através da contação de histórias. As crianças também são brindadas com um momento especial que é o ensaio regular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

Ali na sala de espetáculos, a atriz lembra do Maestro Waldemar Henrique e conta a lenda do Uirapuru.  A visita cheia de perguntas e curiosidade segue até o Foyer, onde os pequenos se deparam com os vários detalhes do espaço e curiosidades sobre os eventos que aconteciam no salão nobre. No Foyer, a última lenda, da Vitória Régia. E a visita encerra no Terrace, com vistas para a Praça da República.

Agendamentos - 1º semestre de 2018 - (de 10h às 11h)

28 de fevereiro

21 de março

25 de abril

23 de maio

18 de junho

Público atendido: Crianças e adolescentes de escolas da rede pública de ensino.

Lotação de cada visita: 100 pessoas

Duração: 50 minutos

Serviço

Contação de Histórias - As visitas são gratuitas e destinadas aos alunos de 07 a 12 anos matriculados nas escolas públicas paraenses e devem ser previamente agendadas no Theatro da Paz pelo e-mail contacaodehistoriatdapaz@gmail.com. Informações: 40098769/ 40098758/40098759.