Início >> Noticia >> Escola de Música da UFPA recebe OSTP em Concerto da Série de Câmera

Escola de Música da UFPA recebe OSTP em Concerto da Série de Câmera

A Escola de Música da UFPA – EMUFPA recebe nesta sexta feira, dia 9 de novembro, às 19hs, no seu auditório, o Concerto de Música de Câmara da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. O quarteto de cordas é formado por músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz - OSTP, que receberá o solista convidado chamado Marcus Julius Lander (Clarinete), o concerto ainda contará com uma participação especial de outro clarinete, do músico Alexsandar Tasic, na música Sonata para dois clarinetes, do compositor F. Poulenc. Serão apresentadas músicas F. POULENC, W. A. MOZART e R. FUENTES, com entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz foi criada em 1996, numa iniciativa da Secretaria de Cultura (SECULT), contando com a parceria da Fundação Carlos Gomes. Já conhecida em todo território nacional, a orquestra atua há 21 anos e sempre almejam avançar cada dia mais e melhorar o nível das suas apresentações, uma constante evolução.

Marcus Julius iniciou seus estudos em 1996 com Edmilson Nery na Escola Municipal de Música de São Paulo. É Bacharel em Clarinete pela Universidade Estadual Paulista, na classe do professor Sérgio Burgani. Foi também aluno de Luis Afonso “Montanha” no curso de difusão da Escola de Comunicação e Artes da USP. Como bolsista do Conservatório de Boston, cursou parte de seu mestrado na classe do professor Jonathan Cohler. No Brasil, foi vencedor do Prêmio I Solisti na categoria Música Instrumental Erudita. O clarinetista atuou como spalla na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e como chefe do naipe das orquestras Jovem de Guarulhos, do Instituto Baccarelli e da Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Integrou ainda a Orquestra Acadêmica da Cidade de São Paulo e o Quarteto Paulista de Clarinetas. Atuou também como professor do curso superior do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Francis Jean Marcel Poulenc (1899 - 1963) foi um compositor e pianista francês, membro do grupo Les Six, autor de obras que abarcam a maior parte dos géneros musicais, incluindo cançãomúsica de câmaraoratórioóperamúsica para bailado e música orquestral. Era chamado de "meio monge, meio mau rapaz", uma etiqueta que foi dada pelo o Paris-Presse e que ficou associada a ele. A sua música, eclética e ao mesmo tempo pessoal, é essencialmente diatónica e melodiosa, embelezada com dissonâncias do século XX, possuiu talento, elegância, profundidade de sentimento e um doce-amargo que são derivados da sua personalidade alegre e melancólica. Compôs 3 óperas, obras religiosas e obras instrumentais.

Wolfgang Amadeus Mozart, (1756 - 1791) foi um músico e compositor austríaco, foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na músicas sinfônicaconcertanteoperísticacoralpianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.

Rubén Fuentes Gasson (1926) é um violinista clássico compositor mexicano, que é mais conhecido por contribuições para a música de mariachi. Suas contribuições para os gêneros bolero rancherobolero moruno e canções românticas, tanto rancheras quanto boleros, bem como a criação do sinfônico Mariachi, foram uma contribuição significativa para a internacionalização da música mexicana no mundo. Escreveu dezenas de canções famosas e internacionalmente conhecidas como La Negra, The Snake, o alazão, Como nada, La Bikina, Bonita é a minha terra, flor sem rebento, entre outras.

F. POULENC (1899 – 1963)

Sonata para dois clarinetes, FP 7

I. Presto

II. Andante

II. Vivo (Vif)

Marcus Julius Lander (solista convidado) e Alexsandar  Tasic (participação especial)

W. A. MOZART (1756 – 1791)

Quinteto para Clarineta e Cordas, K. 581

I. Allegro

II. Larghetto

III. Menuetto - Trio

IV. Allegretto con variazioni

Marcus Julius Lander | Clarinete (solista convidado)

Carlos Ribeiro | Violino I

Renan Cardoso | Violino II

Haroldo Fonseca Viola

Bruno Valente | Violoncelo

R. FUENTES (1926)

La Bikina (Arranjo: Marco Antonio Mazzini)

Clarinete | Marcus Julius Lander

Violino I | Carlos Ribeiro

Violino II | Renan Cardoso

Viola | Haroldo Fonseca

Violoncelo | Bruno Valente

A realização é da Academia Paraense de Música, Theatro da Paz e Secretaria de Cultura do Estado do Pará – Secult e o Governo do Estado do Pará, em parceria com a Royal Global e Escola de Música da UFPA – EMUFPA, com apoio da Cultura Rede de Comunicação.

Local: Auditório da Escola de Música da UFPA.  Av. Conselheiro Furtado, 2007 - Nazaré, Belém – PA.

Solistas:  Marcus Julius Lander

Clarinete (solista convidado)

Carlos Ribeiro | Violino I

Renan Cardoso | Violino II

Haroldo Fonseca | Viola

Bruno Valente | Violoncelo

Data: 09/11/2018 (sexta-feira)

Horário: 19h

Entrada: Gratuita, sem retirada de ingressos.

Contato: 3242-6233

Camila Correia