Início >> Noticia >> Escritor vai falar sobre a poesia no cotidiano das pessoas

Escritor vai falar sobre a poesia no cotidiano das pessoas

Márcio Vassallo é um escritor carioca que estará no Encontro Literário, em Santarém, no dia 29 de novembro. Ele fez uma carreira nacional e internacional e já lançou livros na Itália, no Chile e na Argentina. Ele é, também, jornalista foi repórter do Segundo Caderno, do jornal O Globo, e do suplemento cultural Bis, da Tribuna da Imprensa. Como freelancer, colaborou com matérias, resenhas, entrevistas e outros textos para os cadernos de cultura dos jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo.

O escritor, além do encontro, participará da sessão de autógrafos, no mesmo dia, e do programa Papo Cabeça, no dia seguinte, quinta-feira, dia 30, onde levará à discussão com a plateia o tema “A arte de reparar poesia no dia a dia”.  Para ele a poesia está em todo o lugar e se mostra por meio da beleza. Autor de livros de ficção e de não-ficção. Márcio Vassalo tem mais de quinze títulos publicados, numa carreira que começou em 1998, com o lançamento do livro “A princesa e o sapo Gazé”, que lembra a fantasia dos irmãos Grimm. Vassalo encontra no mundo infantil muita inspiração para seus livros, como “De filho para pai”, que fala sobre a relação dele com filho, que o inspirou em outras criações. Além de títulos muito conhecidos como “A professora encantadora”, “Minha princesa africana” e “De filho para pai”, publicados pela editora Abacatte;” OPríncipe sem Sonhos” (editora Brinque-Book), “O Menino da Chuva no Cabelo”, “Valentina, A Fada Afilhada” e “Da minha praia até o Japão” (Global), ele é autor de “Mario Quintana, primeira biografia do poeta gaúcho”, lançada pela editora Moderna, dentro da coleção Mestres da Literatura. Todos esses livros foram selecionados para o Catálogo de Autores Brasileiros da Feira do Livro de Bolonha, na Itália, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do IBBY – International Board on Books for Young People, órgão consultivo da Unesco.

O livro “Valentina” também foi escolhido como um dos trinta melhores livros do ano publicados no Brasil, pela Revista Crescer, e “O Menino da Chuva no Cabelo” foi selecionado para o catálogo The White Ravens 2006, organizado pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, na Alemanha. O The White Ravens 2006 reúne 250 títulos de 47 países, em 32 idiomas.

Márcio Vassallo trabalha como mentor literário para autores de todos os gêneros e presta consultoria para editoras, avaliando projetos, originais, coleções e linhas editorais.

Uma das experiências marcante na sua vida de escritor foi o livro “Seu conto é uma história”, publicado pelo Sesi Cidadania, programa da Firjan – Federação da Indústria e do Comércio do Rio de Janeiro, escrito em coautoria com mais de 200 crianças de onze comunidades com UPPs, incluindo Cidade de Deus, Alemão, Santa Marta, Tabajaras, Providência e outras. Para produzir esse livro de frases poéticas, Vassallo concebeu, coordenou e realizou pessoalmente uma série de 22 oficinas em cada uma dessas comunidades.

Márcio Vassalo esteve este ano, também na Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada entre maio e junho. E tem um pé em Belém, onde viveu dos 12 aos 17 anos.

Serviço:  X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, realização do governo do estado por meio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Santarém, com apoio da Assembleia Legislativa e Imprensa Oficial do Estado, vai de 24 de novembro a 3 de dezembro, no Parque da cidade Espaço Pérola Tapajós. Horários de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 9h às 22h; aos sábados, domingos e feriados, de 15h às 22h.