Início >> Noticia >> Escritores convidados para salões literários e 22ª.Feira Pan Amazônica do Livro
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Escritores convidados para salões literários e 22ª.Feira Pan Amazônica do Livro

 

A Feira Pan-Amazônica do Livro deste ano já confirmou a participação de três nomes de peso da literatura e da educação que participarão do evento em Belém, Marabá e Santarém. Um deles é o carioca Geovani Martins, autor do livro “O sol na cabeça”, boom literário deste ano que já teve os direitos de tradução comprado por nove países. Geovani foi um dos talentos revelados na Flup – Festa literária das Periferias.

 Valter Hugo Mãe, que além de escritor é editor e artista plástico, nasceu em Angola, mas desde criança vive em Portugal e é um dos mais importantes autores contemporâneos da sua geração. Valter Hugo Mãe já participou da Flip e pela primeira vez estará em um evento literário na Amazônia.  O escritor tem uma grande produção literário e seus livros já circulam no Brasil há muito tempo, como “O filho de mil homens”, “Homens imprudentemente poéticos” e “A máquina de fazer espanhóis” e “O remorso de Baltazar Serapião”, vendedor do Prêmio Literário José Saramago.

Milton Hatoum, escritor amazonense, que já veio a Belém em outras edições do evento, participará na Feira de 2018. Em 1989, seu primeiro romance ‘Relato de um certo Oriente’, ganhou o prêmio Jabuti de melhor romance. Em 2000 publicou o romance ‘Dois irmãos’ (prêmio Jabuti – 3º lugar na categoria romance/ indicado para o prêmio IMPAC-DUBLIN), eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005 em pesquisa feita pelos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. Em 2001. O livro virou minissérie da Globo Em 2010, a tradução inglesa de Cinzas do Norte (Ashes of the Amazon, Bloomsbury,2008) foi indicada para o prêmio IMPAC-DUBLIN.

O escritor e educador paulista Celso Antunes será um dos convidados do Salão do Livro do Sul e Sudeste do Pará, que se realiza em Marabá, a partir do dia 27 de abril. Ele é consultor de diversas revistas e autor de cento e oitenta livros didáticos, dos quais 100 deles são sobre temas de educação com obras traduzidas em diversos países. Celso Antunes participará também da Feira Pan-Amazônica em Belém e do Salão do Baixo Amazonas, sediado em Santarém.

Romancista, contista, cronista, jornalista. Nascido na cidade paulista de Araraquara, Ignácio de Loyola Brandão é outro escritor que estará no encontro literário do Salão em Marabá. Ele se mudou para São Paulo em 1957, contratado como repórter do jornal Última Hora. Ignácio de Loyola Brandão é um dos grandes nomes da sua geração. Seu livro ‘Zero’ sofreu interdição da censura durante o regime militar. Ele foi o ganhador do Jabuti de (melhor ficção) pelo livro ‘O Menino que Vendia Palavras’, em 2008, e em 2016 Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da sua obra.

            Este ano, a 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, tem como patrono o poeta paraense radicado na Áustria, Age de Carvalho, e como país homenageado a Colômbia.