Início >> Noticia >> Espaço São José Liberto recebe exposição “Maria de todos os santos”
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Espaço São José Liberto recebe exposição “Maria de todos os santos”

 

 O Espaço São José Liberto recebe pelo terceiro ano, a exposição de imagens sacras do grupo EntreSantos sob o tema “Maria de todos os santos”. A abertura será nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, partir das seis da tarde, na Capela São José. Serão apresentadas cerca de 50 peças artesanais.

bAs peças são produzidas no atelier do EntreSantos, criado em 2013.O grupo é formado pelas artesãs Amélia Franco, Lilia Chaves, Betty Castro, Cidia Martins e Linda Toscano. O coletivo iniciou as atividades quando Amélia Franco começou a ensinar para as demais a técnica de pintura no santo barroco.

 b“A finalidade do grupo era se reunir para bater papo, pintar os santos, como terapia, uma distração desse grupo. Depois de um tempo, estávamos com um número muito grande de santos e nós precisávamos achar algum lugar para comercializar as peças criadas e então nós criamos a EntreSantos Artesanatos”, conta Amélia Franco. A partir daí, as peças começaram a ser vendidas por meio do Facebook.

 Em 2015, o grupo entrou em contato com o Espaço São José Liberto para comercializar os santos na Casa do Artesão e receberam o convite para expor as imagens na Capela São José, no período da Festa do Círio. A primeira temática foi “Nazaré e outras Marias”. No ano seguinte, o tema foi “Nossa Senhora de Nazaré entre santos”.

Mostrar as peças no Espaço São José Liberto “uniu a arte e o espaço da Capela, numa forma de homenagear a Nossa Senhora de Nazaré todo ano”, diz Lilia Chaves, outra integrante do coletivo.

 Além da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, também serão apresentadas imagens de outros santos, feitas sob diversos estilos e pintura desenvolvidos pelas artesãs, aplicando técnicas que imitam materiais variados como a porcelana, ferro, marfim e madeira, além de imagens no tradicional estilo barroco.

             “Todas nós já inventamos técnica por aqui”, afirma Lilia Chaves. Todas as peças são em gesso e o que as torna diferentes é o tipo de pintura feito sobre as imagens, sendo algumas desenvolvidas e criadas pelas próprias artesãs ao longo do tempo, a partir das misturas de tintas utilizadas no processo.

 

Todas as peças medem entre 25 cm e 50 cm e ficarão em exposição comercial aberta ao público até o dia 30 de outubro.

 

 A exposição “Maria de todos os santos” é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) – organização social que gerencia o Espaço São José Liberto, em parceria com o coletivo de artesãs EntreSantos e apoio da Universidade do Estado do Pará por meio do Núcleo de Arte e Cultura.

 

Serviço - Abertura da exposição “Maria de todos os santos”: 04 de outubro, a partir das 18h, na Capela São José – ESJL, com programação cultural promovida pelo do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade do Estado do Pará.

Visitação: de 2º a sábado, de 09h às 18h30 | Domingo e feriados: de 10h às 18h

Horários especiais: 07/10 – de 09h às 15h e 08/10 – de 14h às 18h