Início >> Noticia >> Espetáculo ”Livramento conta Cascudo” encanta plateia de adultos e crianças

Espetáculo ”Livramento conta Cascudo” encanta plateia de adultos e crianças

A obra e as aventuras do escritor Câmara Cascudo ganharam vida no espetáculo “Livramento conta Cascudo", da autora e atriz paraense Conceição Campos, radicada no Rio de Janeiro, que veio a Santarém, para narrar histórias do escritor, desde a infância de Cascudo até sua vida adulta, sua trajetória como escritor ávido por conhecimento, suas amizades com outros escritores, suas paixões, seu casamento até sua imortalidade que se deu através das suas obras.

Carregando, literalmente, um livro na cabeça e relíquias do aprendizado em literatura na saia, a atriz encarna a personagem Livramento, para contar de forma lúdica histórias do fazedor de livros, que enfrentou muita dificuldade para contar as histórias do Brasil para o mundo através da autoria de 200 livros.

No espetáculo, Conceição conta da paixão de Cascudo por literatura e como ele se debruçava por horas a fio à máquina de datilografia para escrever. "Era um homem de grande inteligência, mas também consultava seus grandes amigos. "Escreveu mais de mil cartas. Entre os destinatários estavam Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, entre outros", enumerou a atriz.

Conceição disse antes do era sempre uma grande satisfação voltar ao Pará e, desta vez especialmente ao oeste. "Trazer Livramento para o Salão do Livro é um ato de amor, pois ela é um símbolo do conhecimento e amor pela literatura".

Um dos pontos altos do espetáculo ocorre quando Livramento retrata a primeira grande paixão de Cascudo. Ela canta o amor, enquanto manipula um casal de marionetes.

A autora do espetáculo disse que, além de estudar a vida de Cascudo para montar o espetáculo, também estudou obras como “A Jangada”, “Vaqueiros e Cantadores” e “Rede de Dormir”, entre outros.

A atriz e produtora cultural Elisangila Dezincourt, que assistiu ao espetáculo, disse que no momento que a cultura no país está "sucateada, a oportunidade oferecida pelo Salão do Livro é um presente para a classe de artistas, estudantes, professores, enfim toda a sociedade que tem sede de cultura. Bebemos com saciedade espetáculos como esse da vida de Câmara Cascudo, e toda a programação cultural e o acervo de livros oferecidos nos estandes do Salão, que já se incorporou à programação cultural da cidade," disse.

XI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

Local: Parque da Cidade – Espaço Pérolas do Tapajós, Avenida Bartolomeu de Gusmão, 553.  Santarém – Pará. Contato: +55 93 3522-2663.  Segunda a sexta-feira: 9h às 22h. Sábado e domingo: 16h às 23h. Entrada franca