Início >> Noticia >> Exposição Saramago reabre em Belém

Exposição Saramago reabre em Belém

Diante da enorme procura do público paraense e da comoção em torno do encerramento antecipado da exposição “Saramago – os pontos e a vista”, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com a parceria do Corpo de Bombeiros e da Universidade Federal do Pará (UFPA), resolveu reabrir a mostra de 12 a 17 de fevereiro, no Museu do Estado do Pará (MEP).

A decisão de interditar Palácio Lauro Sodré e assim fechar a exposição duas semanas antes de seu encerramento oficial se deu logo depois o desabamento do forro de argamassa no Salão Pompeiano, no dia 25 de janeiro, que ocasionou fissuras no hall de entrada do MEP. Na ocasião, o laudo do Corpo de Bombeiros, solicitado pelo Sistema Integrado de Museus (SIM), considerou o prédio inapto à visitação.

De acordo com Armando Sobral, diretor do SIM, o Corpo de Bombeiros está acompanhando todo o processo de reabertura da exposição e estará presente no prédio nos horários de visitação. “Estamos reabrindo a exposição após seguir todas as orientações do Corpo de Bombeiros, que nos garantiu não haver riscos à segurança. Adquirimos todo equipamento de combate ao incêndio, sinalizamos com placas as rotas de fuga e instalamos luzes de emergência, concentrando todo o sistema de segurança nas áreas de exposição”, e concluiu. “O restante do prédio encontra-se interditado e para garantir ainda mais segurança aos visitantes, teremos durante a exposição, dois brigadistas orientando e controlando fluxo no museu”.

SARAMAGO – os pontos e a vista

Com curadoria de Marcello Dantas e produção de vídeos de Miguel Gonçalves Mendes, a exposição se baseia no uso inédito de um rico acervo de materiais audiovisuais, criando uma vivência singular do ponto de vista de José Saramago em primeira pessoa.

Apresentando dimensões diferente de Saramago a exposição leva o público a compreender melhor o autor português, popularmente conhecido por suas opiniões polêmicas explicitas em suas criações literárias com um interesse pelo mundo e pelo ser humano.

Mais do que a obra ou a biografia, a exposição apresenta a trajetória de vida de Saramago, mesmo antes de se tornar escritor, pois exerceu diversas atividades que o permitiram experimentar a vida e acumular perspectivas a partir de diferentes pontos de vista.

Assim como nos livros do autor, cada visitante viverá uma experiência imaginativa única, na qual realidade e literatura se mesclam e fazem cada um (re)pensar o seu papel no mundo.

A exposição em Belém integra o calendário oficial de celebração dos 20 anos de atribuição do Prêmio Nobel de Literatura a José Saramago, com eventos organizados pela Fundação José Saramago em parceria com entidades públicas e privadas, em Portugal e em vários outros países.

Serviço:

Exposição “SARAMAGO – Os pontos e a vista”

Local: Museu do Estado do Pará (MEP) – Entrada pela Trav. Coronel Fontoura (lateral do museu)

Período: De terça a domingo, no período de 12 a 17 de fevereiro de 2019

Horário: De 10h as 17h