Início >> Noticia >> OSTP apresenta Mozart, Weber e Mangani em Concerto de Câmara no Museu do Estado do Pará

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz – OSTP realiza na terça feira, dia 04 de dezembro, o concerto de Série de Câmara, apresentando na programação os clássicos de W. A. Mozart, C. M. Weber e M. Mangani. O concerto será regido pelo o maestro Miguel Campos Neto e terá participação de Márcio Carvalho e Thiago Lopes no clarinete; Carlos Ribeiro no violino I; Fábio Santos no violino II; Haroldo Fonseca na viola e Bruno Valente no violoncelo. O concerto será no Museu do Estado do Pará, às 20hs. Com entrada franca.

A OSTP se destacou na imprensa nacional no ano de 2012, recebendo elogios da crítica especializada, pela execução da ópera Salomé, de R. Strauss. Apartir disso, a crítica brasileira vem reconhecendo a trajetória ascendente da orquestra, por sua atuação nas óperas Il Trovatore e Otello, de Verdi, e Don Giovanni, de Mozart, regidas por Silvio Viegas, e Navio Fantasma, de Wagner; Mefistofele, de Boito e Os Pescadores de Pérolas, de Bizet, Turandot, de Puccini, e A Voz Humana, de Poulanc, sob a direção de o Maestro Titular Miguel Campos Neto. Em 2016 a OSTP se apresentou no Teatro Amazonas, de Manaus, dentro da programação do Festival Música na Estrada, em 2017, foi escolhida na seleção de Melhores do Ano, do site movimento.com, como a melhor orquestra da Temporada Nacional de Ópera.

O maestro Miguel Campos Neto, já foi vencedor do III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra, em 1997, presidente da Metropolitana, instituição que gere a Orquestra Metropolitana de Lisboa (da qual foi também Diretor Artístico), diretor artístico e maestro titular da Orquestra do Algarve e da Orquestra Clássica do Sul. Atualmente é diretor artístico do IN Spiritum – Festival de Música do Porto, maestro titular da Orquestra Sinfônica Ensemble e maestro titular e diretor artístico da Orquestra Bomtempo. Nos últimos anos, dirigiu, a Royal Philharmonic Orchestra, a Orquestra Sinfônica de Nuremberga, a Orquestra Sinfônica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra de Câmara da Rádio Romena e a Berliner Symphoniker.

Wolfgang Amadeus Mozart, (1756-1791) foi um músico e compositor austríaco, considerado um dos maiores nomes da música erudita e um dos compositores mais importantes da história da música clássica. Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na músicasinfônicaconcertanteoperísticacoralpianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX

Carl Maria Friedrich Ernst Freiherr Von Weber (1786 —  1826) foi um barão e compositor de Holstein (hoje parte da Alemanha). Conhecido pelo seu sobrenome, Weber, foi um dos primeiros compositores significantes da Era Romântica, um pioneiro do drama musical alemão, e a ele se deve a criação da ópera Der Freischütz (O Franco-Atirador), a primeira ópera romântica alemã. Outras de suas óperas são Die Macht der Liebe und des WeinsDas WaldmädchenEuryanthe e Oberon. Sua música influenciou a inspiração musical de Wagner. Destacou-se como pianistaviolinista e teórico do Romantismo. Mais tarde teve predileção pelo clarinete e pela trompa.

Michele Mangani (1966) é um compositor italianopedagogo musicalmaestro e clarinetista. Desde 1985 ele é condutor de várias orquestras de vento na região, como a Banda Musicale Cittadina di Urbania, Corpo bandistico "Città di Cagli," Banda Musicale Cittadina di Acqualagna , Complesso bandistico di Candelara (Pesaro e Urbino) e os Orchestra di Instruments um fiato della Capella Musical do Santíssimo Sacramento em Urbino. Ele é o líder de várias orquestras de cordas e conjuntos de música de câmara como a Orquestra Filarmonica dell'Accademia Urbinate, a Orquestra Sinfonica pesarese e Ensemble Colonne d'Armonie. Em 1996, ele ganhou o concurso de regência organizado pela Banda Nazionale dell'Esercito Italiano.

O evento tem realização do Theatro da Paz, juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado do Pará – Secult e do Governo do Estado do Pará, com o apoio Museu do Estado do Pará.

Local: Theatro da Paz, Rua da Paz, s/n – Campina – Belém, Pará.

Regência: Miguel Campos Neto

Data: 04 de dezembro