Início >> Noticia >> OSTP faz estreia mundial de obra do compositor brasileiro Radamés Gnatalli
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

OSTP faz estreia mundial de obra do compositor brasileiro Radamés Gnatalli

 

 

Virtuose da gaita, o norte-americano Robert Bonfiglio é o convidado para o próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), na quinta-feira (21), às 20h, com regência do maestro Miguel Campos Neto. O instrumentista retorna à Belém pouco mais de um ano após o primeiro concerto com a sinfônica, desta vez para estrear o “Concerto n.2 para Harmônica e Orquestra”, de Radamés Gnatalli, compositor gaúcho conhecido pela mistura de influências e sonoridades. Ele também vai atuar como solista na obra “Concertino para harmônica e orquestra”, do mesmo compositor.

 O concerto é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Academia Paraense de Música (APM), com apoio da Cultura Rede de Comunicação.

Sobre Gnatalli, Bonfiglio tem uma relação curiosa: na década de 1980 um amigo o enviou uma gravação antiga do Concerto n.1, quando começou a se interessar pela obra do brasileiro. “Então, logo depois eu descobri sobre o Concerto n.2, que foi escrito para o Sr. Rocha e eu o rastreei através da filha do Sr. Rocha, chamada Helenice, que tinha o manuscrito original. Ela escaneou e me enviou e assim eu mandei uma cópia para a viúva de Gnattali. A música dele é muito melódica, com uma sensação folk pop e totalmente acessível, ao contrário de muita música clássica moderna”, explica o gaitista.

O programa terá ainda “Mulher Rendeira”, do compositor brasileiro Fernando Moraes, executada pela OSTP em novembro de 2017, e “Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4”, de Heitor Villa-Lobos, uma série de composições escritas em 1922, com influências do movimento modernista no Brasil, e que tem na sua essência o diálogo com músicas do folclore nacional.

Parceria

O Maestro Miguel Campos Neto e Roberto Bonfiglio trabalharam juntos pela primeira vez há oito anos, no concerto de Harmonia Villa-Lobos realizado no Teatro Amazonas, em Manaus. Eles também executaram a mesma peça com a Sinfônica de Porto Rico, em San Juan, e com a orquestra da UFPA, em Belém e Macapá. Sobre essa parceria, o instrumentista destaca a afinidade de atuar em diversas ocasiões.

“Miguel é um músico tão bom e maestro maravilhoso que fazer música com ele é um prazer total. Nós faremos a estreia mundial da obra de Radamés Gnattali, compositor que está a meio caminho, entre Villa-Lobos e Tom Jobim. Ele escreveu dois concertos para harmônica e este 2º, que vamos estrear, foi escrito para Aluísio Rocha. O encontrei através de sua filha apenas no manuscrito”, diz Robert.

 

Serviço Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz com Robert Bonfiglio. Entrada gratuita.

Os ingressos disponibilizados a partir de 9h desta quarta-feira, na bilheteria do Theatro da Paz e no site www.ticketfacil.com.br. Retirada limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência do site a R$ 2,00 por ingresso.

Informações: 4006-8758

 

 

Tags: