Início >> Noticia >> Secult abre edital de seleção para a 1ª Mostra de Teatro "Nilza Maria"
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Secult abre edital de seleção para a 1ª Mostra de Teatro "Nilza Maria"

Respeitável público! Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, celebrado no próximo dia 27, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou o edital de seleção para a 1ª Mostra de Teatro "Nilza Maria", que irá apresentar ao público, entre os dias 27 e 31 de março, 16 espetáculos de teatro adulto e infanto juvenil. 
 
O edital está dividido em duas etapas: a primeira, que se refere à seleção e a segunda, para apresentação das peças selecionadas. De acordo com Adriano Barroso, diretor do departamento de Artes Cênicas da Secult, os espetáculos serão selecionados por uma comissão técnica, conforme as modalidade descritas no edital. "A mostra não é competitiva, porém precisamos verificar se os inscritos seguem os requisitos do edital. Nossa intenção é trazer de volta o clima do teatro paraense nos anos 80, quando as mostras eram protagonizadas pelos próprios atores. Ver a produção de outros artistas é extremamente importante para o aprimoramento da classe e deleite do público", explicou Adriano. 
 
A 1ª Mostra de Teatro vai homenagear Nilza Maria, a atriz paraense de 96 anos de idade, sendo 70 dedicados à arte de interpretar. Nilza iniciou sua trajetória artística pelas tradicionais novelas de rádio, o veículo de comunicação mais popular do país entre os anos 40 e 50. Enquanto os folhetins radiofônicos faziam sucesso no Brasil, em Belém não era diferente e Nilza Maria estava lá, como intérprete pioneira na arte dramática daqui. Depois do rádio ela se apaixonou pelo cinema e pelo teatro e assim chegamos no século XXI com o ícone dos palcos no Pará. Além desta justa homenagem, a Secult também irá premiar com troféus, dez artistas que estão na resistência e luta pelo teatro há muitos anos.
 
Os espetáculos serão apresentados no Teatro Waldermar Henrique, Teatro Gasômetro, Anfiteatro do Gasômetro e Coreto do Parque da Residência. Com a intenção de melhorar o processo criativo e o acesso aos palcos, no final da mostra serão lançados os editais de pauta livre e salas de ensaio, abrindo gratuitamente para os artistas, todos os espaços da Secult. 
 
Podem se inscrever pessoas jurídicas ou físicas maiores de 18 anos, além de grupos com representação legal, que possuam espetáculos com duração mínima de 30 minutos e que se enquadrem nas modalidades teatrais descritas no edital
 
As inscrições são gratuitas e vão de 11 a 18 de março e podem ser feitas presencialmente, com entrega de proposta em uma via, no protocolo da Secult (Av. Magalhães Barata, 830) ou pelo link: https://goo.gl/UPDkKg . Mais informações pelo telefone (91) 4009-8466.