Início >> Noticia >> Show de carimbó "Esquentando os Tambores" no Teatro Gasômetro

Show de carimbó "Esquentando os Tambores" no Teatro Gasômetro

O Teatro Gasômetro irá realizar no domingo, dia 02 de dezembro, o show de carimbó “Esquentando os Tambores”, que é uma previa das festividades de final de ano que ocorrem tradicionalmente em vários municípios paraenses. Este espetáculo promete trazer muitas danças, músicas e animação para o público que irá estar presente, o show será às 10hs com entrada franca.

O Ritmo foi criado no século XVII por negros africanos do nordeste do Pará. Marcado por movimentos giratórios, o próprio nome indica sua origem, que é indígena. Do tupi korimbó, seu significado “pau que produz som" resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó, que significa “furado”. O nome faz referência ao curimbó, o principal instrumento musical utilizado nessa manifestação folclórica, o qual era feito com um tronco escavado de forma manual. e com influências indígena e européia, o carimbó é uma das mais tradicionais expressões culturais do estado e da região amazônica. Segundo o Iphan, o processo de inventário para registro durou cerca de dez anos e em 2014 foi aprovado por unanimidade, em Brasília, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, formado por representantes da União e da sociedade civil. No dia 11 de novembro de 2015, o carimbó recebeu oficialmente o título de Patrimônio Cultural Brasileiro, concedido pelo Iphan.

O evento ressalta os nossos talentos regionais e irá contar com a participação dos grupos, “Os quentes da Madrugada” e “Raízes de Terra”. O grupo “Os Quentes da Madrugada” é liderado por Mestres como Dico Boi, Ticó e Candinho, chamando atenção pela excelência artística se seu repertório e a precisão de seus músicos e cantores. Formado exclusivamente por lavradores, pescadores e tiradores de caranguejo da comunidade de Santarém Novo, é considerado um dos mais tradicionais grupos de carimbó do Pará.

Já o grupo “Raízes da Terra” é liderado pelos Mestres: Tatá, Laurinho e Dinhão, seu repertório que recebe a influencia da maneira de pensar, sentir e agir do povo marapaniense, com seu imaginário popular rico em lendas de sereias e outros seres imaginários “habitantes do fundo” do rio local. Formado por lavradores, e pescadores da comunidade de Marapanim.

O show, “Esquentando os Tambores” é uma previa das festividades de final de ano que ocorrem tradicionalmente em vários municípios paraenses. Como no município de Santarém Novo, localizado ao nordeste paraense, que todos os anos, no período de 21 a 31 de dezembro, realizam a manifestação cultural de São Benedito, que já existe há mais de cem anos e representa uma das tradições culturais e religiosas da região, sendo realizada ininterruptamente desde meados do século XIX. A festa apresenta muita dança, música, culinária, artesanato e arranjos rituais de composição preciosa patrimonial cultural. A formação de uma singular combinação entre o catolicismo e a religião da ancestralidade das enzimas de raiz negra e indígena da região, miscigenadas em uma cultura complexa que envolve dias de ininterruptos de festa, com ladainhas, alvoradas, levantação de mastro, comidas e bebidas típicas, trajes, como juízes, festeiros, mordomos, padrinhos e outros.

O show é uma realização da Secretaria da Cultura de Estado do Pará – Secult, com apoio do Teatro Gasômetro e comemora os quatro anos de registro do Carimbó Paraense como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

Show de carimbó "Esquentando os Tambores" no Teatro Gasômetro

Local: Teatro Gasômetro. Rua Magalhães Barata, 830. Dentro do Parque da Residência. São Brás – Pará.

Data: 02 de dezembro

Hora: 10hs