Início >> Noticia >> Tudo pronto para a abertura do X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Tudo pronto para a abertura do X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém

O X Salão do Livro do Baixo Amazonas será aberto hoje, 24, às 19h, em Santarém, na Escola do Parque, numa noite especial que terá a participação da Banda Filarmônica Professor José Agostinho da Fonseca e dos Amigos da Fila. Para dar detalhes da programação do Salão, que ficará na cidade durante dez dias, a Secretaria Municipal de Cultura de Santarém promoveu uma coletiva a imprensa, nesta quinta-feira, 23. A mesa foi composta pelo o secretário de Cultura de Santarém, Luís Alberto Vieira, no local do evento, pela diretora de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Ana Catarina Brito e pela coordenadora do Salão do Livro do Baixo Amazonas, Andressa Malcher e por Robério Silva, representante da Associação Nacional dos Livros (ANL).

 

 Integrante da XXI Feira do Livro, maior evento de fomento à leitura do Estado do Pará, o Salão do Livro, além de colocar à disposição dos seus visitantes 22 mil títulos, terá uma programação cultural intensa que engloba seminários, contação de histórias, workshops, shows, saraus de poesia, encontros literários locais e nacionais. “A realização do Salão no Baixo Amazonas é a prova que a Feira vem crescendo em direção aos municípios e que, mesmo com as dificuldades impostas pela recessão da economia, o evento chega a Santarém pelo décimo ano com apoio da prefeitura do Município, trazendo expositores de todo o Brasil e uma programação cultural vastíssima que valoriza não só autor local, mas também traz grandes nomes nacionais com o Dado Villa-Lobos e o educador português José Pacheco, que trará para o município a experiência de uma proposta educacional inovadora”, destacou Ana Catarina Brito.

O secretário de Cultura de Santarém, Luís Alberto Vieira referiu a grande importância do evento para a região ao afirmar que “Santarém chegou à décima edição do Salão por entender o alcance e o significado que com que esta ação repercute nos municípios dessa região e por isso abraçamos essa causa”. O secretário aposta na duração dessa parceria e, na ocasião, disse que Santarém esperava a vinda do governador Simão Jatene para a abertura do Salão. O governador visitará, além de Santarém, outros municípios do Oeste do Pará.

 A coordenadora da Feira, Andressa Malcher, destacou a importância da participação dos professores estaduais no acesso ao Credlivro, que garante um bônus de R$ 200, disponibilizado para cerca de 2 mil servidores de três regiões do Pará: Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu, que este ano teve ainda a adesão do município de Mojuí dos Campos, que vai liberar recursos próprios para atender aos professores de mais de 70 escolas da rede municipal de ensino. “Além dos professores da rede estadual, os professores desse município poderão acessar o crédito de cem reais, liberados pelo gestor municipal em um esforço de incentivo à leitura”, enfatizou.

Oportunidade de adquirir muitos títulos é o que oferece o X Salão do Livro do Baixo Amazonas, que trouxe para Santarém cerca de uma tonelada de livros. Segundo o representante da ANL, Robério Silva, o evento, para a cidade de Santarém, que tem apenas duas livrarias - uma de médio porte e outa de pequeno porte - será um excelente momento aquisição de volumes promocionais e de grandes lançamentos. “Teremos livros com preços a partir de dez reais, assim como os últimos lançamentos do mercado editorial", destacou Robério.

O Salão do Livro do Baixo Amazonas é uma promoção do Governo do Estado, com patrocínios da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) e Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e tem o apoio ANL gestora comercial e responsável pela área de exposições do evento em Santarém.

 

Serviço: X Salão do Livro do Baixo Amazonas.   Abertura: 19h, dia 24 de novembro no Parque Municipal de Santarém.

 

Por Katia Aguiar