Concerto de Câmara apresentou cenas de ópera na igreja de Santo Alexandre

Apresentação fez parte da programação do XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz
Por Úrsula Pereira (SECULT)
29/11/2019 11h01

Espetáculo reuniu músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP)Piano, flauta, trombone, violino e clarinete em um repertório diversificado e atraente que apresentou ao público cenas de ópera. Essa foi a proposta do concerto de câmara realizado na noite quinta-feira (28), na igreja de Santo Alexandre, com entrada gratuita. A apresentação fez parte da programação do XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz.

No espetáculo, um grupo de cinco músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), formado por Ana Maria Adade (piano), Ayron Yves (flauta), Benedito Júnior (trombone), Carlos Ribeiro (violino) e Márcio Carvalho (clarinete), executou peças do repertório da música chamada de câmara.

Para a Irlene Ribeiro, trompetista de 24 anos que atua na Banda de Música Lauro Sodré e na Fundação Carlos Gomes, o concerto foi maravilhoso. “Eu procuro não perder nenhuma apresentação da OSTP e ainda bem que consegui estar presente. Embora a acústica na igreja seja diferente, para esta apresentação estava ótima, os músicos são excelentes e esse conjunto de fatores contribuiu para a noite perfeita”, afirmou.

De acordo com maestro Miguel Campos Neto, a música de câmara acompanha o músico desde o início de sua formação até, muitas vezes, os anos da maturidade e é importante para destacar as performances individuais de cada profissional. “Independente da sua linha de atuação, é raro o músico que abre mão da prática camerística. Seja por desejo de um constante treinamento, por uma carreira paralela, ou pelo puro prazer, o músico se realiza nessa atividade que parece ser um híbrido entre música de conjunto e performance solo”, diz.

O concerto da Série de Câmara é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Academia Paraense de Música (APM) e apoio do Theatro da Paz.