Notícias

Secult lança edital para reconstrução da imagem de São Benedito

Artistas podem se inscrever até o dia 28 de junho e precisarão apresentar um protótipo de como ficaria a imagem
Por Úrsula Pereira (SECULT)
12/06/2019 13h31

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou nesta quarta-feira (12), o edital de seleção prêmio são benedito de cultura popular, denominado Prêmio São Benedito de Arte Popular. O objetivo é selecionar o protótipo que servirá de base para a reconstrução do monumento do mirante de São Benedito, no município de Bragança/PA, buscando estimular e valorizar a produção de escultores e artistas da arte popular de todo o Estado, incentivando a participação da população na escolha da imagem premiada, como fomento ao processo democrático de intervenção em espaços públicos.

As inscrições iniciaram nesta quarta-feira (12) e seguem até 28 de junho. Para participar, é necessário que o artista apresente um protótipo - uma escultura de 30 a 40 cm - e a documentação exigida no edital. As esculturas pré-selecionadas serão expostas no Museu da Marujada, no período de 6 a 21 de julho, para que a própria população de Bragança escolha a obra que será reproduzida em escala monumental.

O resultado final da eleição popular será anunciado no dia 24 de julho e a escultura vencedora receberá uma premiação no valor de R$ 8mil. Selecionada a escultura base, a realização da obra de reconstrução estará a cargo da Secretaria de Obras Públicas (Sedop).

De acordo com Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura, a intenção é valorizar a produção dos artistas paraenses e os aspectos desta prática cultural. "O monumento de São Benedito está relacionado à religiosidade da população de Bragança, que tem na Festa da Marujada, em dezembro, o seu momento mais singular, mais luminoso", e concluiu. "Queremos devolver aos bragantinos essa imagem tão simbólica, instalada no Mirante, que tem a vista mais linda de Bragança e é lugar de peregrinação e visitação turística. Portanto, mesmo diante da dor da perda causada pelo desabamento da imagem, é uma alegria para o Governo do Pará devolver à população de Bragança, antes da Marujada - realizada no período do Natal - o monumento do Santo Preto para abençoar todas as marujas e marujos", finalizou.

Inscrição - Podem participar da seleção pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e cada proponente poderá apresentar apenas 01 (uma) proposta. Os interessados deverão apresentar no Protocolo da Secult, no período de 12 a 28 de junho de 2019, das 9 às 17h, os documentos dentro de uma única embalagem (pacote ou caixa) lacrada com: imagem tridimensional – uma escultura – conforme descrita no objeto do edital, medindo no mínimo 30 cm e máximo de 40 cm de altura, com material rígido e estável (cerâmica, madeira, gesso, dentre outros) e um envelope contendo ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada; relatório das diversas fases do processo de feitura da imagem; declaração de autoria; histórico de realizações na área; documentação básica contendo a cópia de documento de identificação (com foto), CPF e PIS/ PASEP/ NIT e comprovante de residência.

A inscrição é gratuita e deve ser feita presencialmente, no protocolo da Secult (Av. Magalhães Barata, 830). É imprescindível que antes de dar início aos procedimentos de inscrição, os interessados leiam o edital, diretamente no site da secretaria. Mais informações pelo telefone (91) 4009-8466.

Baixe aqui o edital de seleção prêmio são benedito de cultura popular e os anexos:

Anexo I - Ficha de inscrição
Anexo II_Declaração de autoria e responsabilidade