Com 60 músicos e dois solistas convidados, a Banda Sinfônica Lauro Sodré empolgou o público no Preamar das FestasA Igreja de Santo Alexandre, no centro histórico de Belém, recebeu dezenas de crianças, jovens e adultos para o espetáculo “Uma Noite Mágica de Natal”, com trilhas marcantes do cinema e músicas natalinas, interpretadas pela Banda Sinfônica Lauro Sodré (BSLS). O evento integra o “Preamar das Festas”, uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Educação (Seduc). Quase 300 pessoas, de todas as idades, vibraram ao escutar os temas de seus filmes favoritos, na noite de quinta-feira (19).
A universitária Marcelle Lima, fã da saga Star Wars, disse que se emocionou com o tema incluído no repertório, composto pelo aclamado músico estadunidense John Williams. “A gente ficou a apresentação inteira esperando Star Wars e, quando tocou no final, foi muito legal. O espetáculo de hoje superou todas as minhas expectativas!”, afirmou Marcelle.
Além da saga de ficção científica, temas dos filmes “Harry Potter”, “O Senhor dos Anéis”, “Piratas do Caribe” e “007 – Operação Skyfall” também fizeram parte do repertório dos 60 músicos e dois solistas convidados, o spalla Paulo Victor Monteiro e a cantora Laura Santana, com regência de Gabriel Silva, maestro da BSLS.
Segundo o regente, a Banda já se apresentou outras vezes na Igreja de Santo Alexandre (que integra o Museu de Arte Sacra), mas nunca com um trabalho tão minucioso de pesquisa e ensaio, para cativar o público da sétima arte. “Como músico, me sinto cada dia mais realizado profissionalmente, pois cada etapa do processo delicado, que é estar à frente de um grupo instrumental desse porte, como é a BSLS, exige muito estudo, dedicação, responsabilidade e assiduidade. Hoje foi uma noite extremamente gratificante!”, declarou o maestro.
O público, com pessoas de todas as idades, aprovou o espetáculoVínculo - A diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, SanChris Santos, que integra a equipe da Secult responsável pela ação, ressaltou a importância do espetáculo no estreitamento do vínculo entre a educação e a cultura. Para ela, a missão da Secretaria com esse tipo de ação é garantir o êxito desta associação.
“O auditório lotado da Igreja de Santo Alexandre, com pessoas até mesmo em pé, nos faz afirmar o quão importante é esse tipo de qualificação na perspectiva que a Secretaria de Cultura tem apresentado para abrir o espaço para essa diversidade cultural. O intuito é dar às comunidades acesso a esse tipo de produção artística e reafirmar que nosso objetivo tem dado certo: um percurso na qualificação, na melhoria, na qualidade e no trabalho vinculado à nossa população”, afirmou SanChris Santos.