Notícias

Governo do Pará lança Preamar de Verão neste sábado (03)

Iniciativa da Secult ocorre em todos os finais de semana de julho com programação variada
Por Thaís Siqueira (SECULT)
02/07/2021 15h49 - Atualizada em em 17/09/2021 14h05

Com a chegada das férias de julho e o avanço da vacinação no estado, muitos paraenses já se preparam para aproveitar o verão amazônico, seguindo as recomendações sobre o uso de máscara e os protocolos sanitários. Para quem não pretende viajar, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lança o Preamar de Verão, uma programação com muita música, teatro, batalhas de rap e exibição de curtas-metragens paraenses. 

O projeto inicia neste sábado (03) e ocorre em todos os finais de semana de julho, com apresentações transmitidas ao vivo, direto do Teatro Estação Gasômetro, em Belém. Aos sábados, as lives serão veiculadas pelo canal do Governo do Estado no YouTube; já aos domingos, haverá transmissão tanto pelo canal do Governo quanto pela TV Cultura do Pará. Haverá também presença de público. Para isso, serão distribuídos até 200 ingressos na bilheteria do Gasômetro uma hora antes do início dos espetáculos.

O sábado de abertura é dedicado à dança, com os espetáculos “As Vozes das Águas”, da Cia Blessed de Artes Cênicas, às 17h; e “Tropicália - Um Movimento Entre Nós”, do grupo Auxiliadora Monteiro Dance Company, às 18h. Já no domingo (04), a programação é voltada para quem aprecia música gospel. Quem sobe ao palco a partir das 17h é a Banda Jovem Samba. Em seguida, se apresentam a cantora Patrícia Queiroz e a Banda Estação Antiga, com participação de Adilson Dias.

No dia 10, às 17h, o destaque é para o audiovisual paraense, com a exibição dos curtas “Damasceno Móveis e Usados”, com direção de Kemuel Carvalheira; “Promessa em Azul e Branco”, dirigido por Zienhe Castro; e “Légua a Nos Separar”, que tem direção de Vitor Lima. No dia seguinte (11), a partir das 17h, os músicos Thiago Costa, Renan Sanches e Ximbinha misturam brega, sertanejo universitário e guitarrada.

A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, explica como foi pensada a ação. “Desde o início da pandemia, nossas ações do Preamar ligadas ao calendário cultural do ano precisaram ser adaptadas para o ambiente virtual e em formato muito reduzido. Foi um período em que concentramos todos os esforços nas ações emergenciais de apoio e fomento, com quase 100 milhões de reais executados em ações, como os editais da Lei Aldir Blanc e o Renda Pará. Agora, estamos voltando lentamente a promover eventos que celebram o talento e a diversidade da nossa cultura. E a pandemia nos deixou o legado dos eventos híbridos: teremos a readmissão ao vivo e um pouco do calor do público, mantendo todos os protocolos no bandeiramento atual”, disse.

Na segunda metade do mês, os espetáculos de teatro paraenses voltam a ocupar o palco do Gasômetro, dessa vez, com as apresentações de “É o Nicota e Lelé em: O Fantasma Cabeça de Vento”, do Grupo Iniciart, com direção de Otávio Freire, às 17h do sábado (17); e “Fashion Fake – A Roupa Quase Nova do Rei”, da Cia de Teatro Madalenas e direção de Leonel Ferreira, às 18h. O público volta a dançar no domingo, às 18h, com Jade Lima, Pérola Negra e os Vingadores do Brega, que prometem muito ritmo e diversão para quem ficar em casa.

Para encerrar a programação, o sábado (24) será todo dedicado ao hip hop paraense, com apresentações das 17h às 20h. Participam da ação o Slam Dandaras do Norte, com sua poesia periférica e corpo poético; o Hip-hop que te move (Break); Juízes MC's (rap gospel); Batalha de Titãs especial conhecimento (Batalha de MC’s); Manas do Rap PA (rap feminino); Shaira Mana Josy (MC); Máfia da Baixada (rap masculino) e R-3 (rap de Icoaraci). E no domingo (25), às 17h, Karol Diva, Banda Lambas e a Carroça da Saudade (DJ Tom Máximo) vão fechar o mês das férias com as marcantes preferidas do público.

Serviço:
03/07 - Sábado 
17h - Cia Blessed de Artes Cênicas - Espetáculo: As Vozes das Águas
18h - Grupo Auxiliadora Monteiro Dance Company – Espetáculo: Tropicália - Um Movimento Entre Nós 

04/07 - Domingo 
17h - Banda Jovem Samba
18h - Patrícia Queiroz
19h - Banda Estação Antiga - Participação:  Adilson Dias

10/07 - Sábado 
17h - Exibição de curtas:
Damasceno Móveis e Usados (Dir. Kemuel Carvalheira)
Promessa em Azul e Branco (Dir. Zienhe Castro)
Légua a Nos Separar (Dir. Vitor Lima)

11/07 - Domingo 
17h - Thiago Costa
18h - Renan Sanches
19h - Ximbinha: Projeto Guitarrada

17/07 - Sábado
17h – Grupo Iniciart (Dir. Otávio Freire) - Espetáculo: “É o Nicota e Lelé em: O Fantasma Cabeça de Vento”
18h - Cia de Teatro Madalenas (Dir. Leonel Ferreira) - Espetáculo: “Fashion Fake – A Roupa Quase Nova do Rei”

18/07 - Domingo 
18h - Jade Lima
19h - Pérola Negra
20 - Vingadores do Brega

24/07 - Sábado 
17h às 20h 
Slam Dandaras do Norte (poesia periférica e corpo poético)
Hip-hop que te move (Break) 
Juízes MC's (Rap Gospel)
Batalha de Titãs especial conhecimento (Batalha de MC’s)
Manas do Rap PA (Rap Feminino)
Shaira Mana Josy - Mestra de Cerimônia (MC)
Máfia da Baixada (Grupo Rap Masculino)
R - 3 (Rap de Icoaraci)

25/07 - Domingo 
17h - Karol Diva
18h - Banda Lambas
19h - Carroça da Saudade (DJ Tom Máximo)