Notícias

Adesão do Pará é tema de exposição, com entrada franca, no Arquivo Público do Estado

A mostra estará aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 15h, na sede do órgão na travessa Campos Sales, no bairro da Campina, em Belém
Por Thaís Siqueira (SECULT)
13/08/2021 18h18 - Atualizada em em 27/08/2021 16h22

Documentos históricos do acervo do Arquivo Público evidenciam detalhes e circunstâncias da Adesão do Pará à Independência do BrasilUm dos episódios mais marcantes da história do Estado – a adesão do Pará à independência brasileira de Portugal – será a temática central da exposição “Percorrendo os rastros da história: os documentos históricos sobre a Adesão da Província do Grão-Pará à Independência do Brasil”, aberta de 16 a 31 de agosto de 2021, no Arquivo Público do Pará. A mostra, com entrada franca, poderá ser conferida de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 15h. O uso de máscaras é obrigatório no espaço, com a entrada de até seis pessoas por vez.

A exposição exibirá uma série de documentos históricos do acervo do Arquivo Público sobre o período, que evidenciam mais detalhes do acontecimento, incluindo a Ata de Adesão da Província do Grão-Pará à Independência, além de eventos que ocorreram na Província logo após a adesão.

Diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii observa as particularidades do fato histórico, muitas vezes esquecidas e que merecem destaque. “São traços da rotina administrativa da Província após a adesão, porque as pessoas não lembram do que aconteceu aqui após o episódio, como ocorreu a aceitação ou a contestação das autoridades, o desenrolar dos trâmites políticos e, principalmente, a tragédia do Brigue Palhaço, quando três meses após a adesão, cerca de 256 pessoas, que lutavam por direitos iguais aos dos portugueses, foram confinadas no porão do navio São José Diligente e morreram asfixiadas, sufocadas ou até mesmo fuziladas. Esse episódio foi determinante para a formação de uma identidade local, que mais tarde explodiu com a Cabanagem, em 1835”, detalha o diretor.

Adesão

Em 1823, o Pará era a única província que ainda não tinha aderido à Independência do Brasil, ocorrida em 7 de Setembro de 1822. Após as ameaças do Almirante John Grenfell, comandante de fragata contratado por D. Pedro I para trabalhar o movimento de incorporação do Pará ao Brasil, as autoridades locais decidiram aceitar e jurar fidelidade ao imperador do País. A consagração aconteceu no Palácio Lauro Sodré, sede do governo na época, quando o documento de Adesão do Pará foi assinado, rompendo de vez com Portugal, no dia 15 de agosto de 1823.

SERVIÇO

Exposição “Percorrendo os rastros da história: os documentos históricos sobre a Adesão da Província do Grão-Pará à Independência do Brasil”.

Período: 16 a 31/08/2021

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h

Local: Arquivo Público do Pará, na travessa Campos Sales, 273, no bairro da Campina, em Belém.

*Entrada franca (até 6 pessoas por vez).