Preamar da Criatividade movimentou final de semana no Porto Futuro

Por Josie Soeiro (SECULT)
30/08/2021 08h00 - Atualizada em em 17/09/2021 14h10

No último final de semana, a Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) deu continuidade ao Projeto Preamar da Criatividade que desta vez ocorreu no Parque Urbano Belém Porto Futuro. Nós dois dias a ação reuniu pelo menos 30 expositores e movimentou cerca de R$ 7.000.

Esta edição do Preamar contou com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), dois artesãos do município de Barcarena da Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

No parque a céu aberto, os visitantes puderam conferir uma feira de economia criativa com artesanatos, acessórios domésticos, quadros, artigos para cozinha, tapetes, travesseiros, porta objetos, bolsas, ecojoias, máscaras artesanais, nécessaires, além de utilitários de decoração feitos de argila, tala de guarumã, crochê, ouriços, casca de taperebá, madeira e recicláveis. Além disso, a feira trouxe produtos gastronômicos como ervas medicinais, plantas ornamentais, frutas regionais, hortaliças, mel de abelha, polpa de frutas, doces e biscoitos regionais, laticínios e derivados da mandioca.

O equipamento da Secult é um dos mais movimentados de Belém aos finais de semana, e o grande fluxo de pessoas aninou os expositores como a artesã, Esmeralda Cardoso, da associação Naturart de Barcarena. “Todas as portas que se abrem são boas oportunidades. Mesmo com a chuva de sábado, conseguimos expor nosso trabalho. Nosso objetivo não é apenas vender, mas expor o que a gente tem no nosso município é isso pra gente não tem preço. Trouxemos aqui o trabalho de 30 pessoas, distribuídos em biojoias, sementes, reaproveitamento de madeira e argila. Então essa parceria com a Secult foi uma grande vitrine”.

Outra importante parceira desta edição foi a Costaf, cooperativa social feminina que atua há 14 anos com a profissionalização de mulheres custodiadas e a comunidade LGBTIQA+. “Essa experiência está sendo muito boa valorizar e mostrar o trabalho que é feito no CRF, trazendo um pouco da nossa cultura do nosso artesanato. Essa é a forma de escoar a produção e ganhar para comprar mais matéria prima, então estas feiras nos ajudam muito”, destaca a cooperada Aline Gonçalves.

Gerson santos, assessor de projetos SEAP e tutor voluntário da cooperativa, explica que a cooperativa está em um novo momento e destaca a importância de parcerias como esta. “Estamos numa fase de reestruturação da cooperativa e esta parceria com a SECULT está sendo fantástica, porque conseguimos demostrar o produto, escoar a produção delas e arrecadar receitas. Essa parceria também dá muita visibilidade pra gente também captar mais parceiros e clientes e empresas que se interessem em divulgar o trabalho delas” afirma Gerson.

No próximo dia 05 de setembro a ação será na Praça da Fonte, no Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha.