Notícias

Festival reúne gastronomia empreendedorismo, cultura turismo e sustentabilidade

Durante dois dias, empreendedores e trabalhadores da agricultura familiar apresentarão aos visitantes dezenas de produtos de origem amazônica
Por Josie Soeiro (SECULT)
28/09/2021 15h21 - Atualizada em em 28/09/2021 16h45

Nos próximos dias 02 e 03 de outubro, o Parque da Residência abre seus espaços para receber um grande festival que reunirá o melhor da cultura alimentar e da gastronomia paraense: a primeira edição do projeto ‘Tempero de Origem’, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo e Comunicação, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae no Pará).  A ação vai promover um saboroso diálogo entre o empreendedorismo, o turismo e a cultura, trazendo ainda um componente fundamental: a sustentabilidade, a partir da comercialização de produtos em recipientes ecológicos.

Durante dois dias, empreendedores e trabalhadores da agricultura familiar apresentarão aos visitantes dezenas de produtos de origem amazônica, como queijos, licores, doces, farinhas e chocolates.  Além disso, 16 chefes de cozinha de todo o Estado participam da Cozinha Show que será montada no palco do Teatro Estação Gasômetro, numa dinâmica animada de preparação de receitas diante do público.

O Festival acontece de 10h às 21h, com entrada franca, e terá ainda a participação de grandes nomes da música paraense como Joelma Kláudia, Mariza Black e Arthur Espíndola.

Segundo a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, este será o primeiro evento de gastronomia e cultura alimentar  promovido pelo Governo, nesta retomada das atividades culturais. “Este Festival foi desenhado com muito carinho e dedicação por todos os parceiros envolvidos. Há uma expectativa grande na aceleração da economia criativa e estamos proporcionando um evento robusto, que é, ao mesmo tempo, vitrine de produtos, encontro entre fornecedor e consumidor, além de trazer o componente cultural impresso nos nossos sabores, na nossa música e  nos nossos modos de fazer. A pegada sustentável deste festival já responde à uma exigência do público, que não quer gerar resíduos - o que é ótimo! Pesquisamos materiais ecológicos e nosso “Tempero de Origem” será uma experiência inovadora, partilhada entre os empreendedores e os visitantes.”

“O evento é de grande importância para a geração de negócios aos empreendedores do segmento, tão impactados pela pandemia. Os empresários de pequenos negócios terão oportunidades de ampliar o faturamento dos empreendimentos durante e após o evento, pela visibilidade e pelas vendas que ele irá proporcionar”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

“O setor de gastronomia passou por um longo período de restrições em suas atividades, o que levou vários empreendimentos a encerrarem suas atividades. Estávamos muito ansiosos em poder retornar nossas atividades presenciais e poder levar para a  população ações completas, como esta, que vai ofertar palestras e aulas show dos produtos produzidos em nosso Estado - onde somos ricos de insumos e iguarias. A riqueza de conhecimento que nossos cozinheiros nos proporcionam com suas receitas originais e surpreendentes com nossos cheiros e sabores é incrível. Já os produtores poderão compartilhar suas experiências e comercializar aquilo que produzem isso agrega e valoriza os conhecimentos”, destaca a presidente da Abrasel no Pará, Rosane Tucuruvi.

Para o Secretário Estadual de Turismo, André Dias, a culinária e gastronomia paraense são atividades importantes e fundamentais para atrair o turismo no Estado. “Este tipo de evento gastronômico é algo que o mercado de empreendedores de bares e restaurantes estava muito ansioso pra que a gente pudesse retomar. Há uma grande preocupação com segurança sanitária, isso é óbvio, mas que possamos retomar as atividades econômicas políticas e de lazer e culturais na cidade com um festival que ressalte a origem dos temperos e dos sabores amazônicos conectando os produtores locais com o mercado de consumo, com os restaurantes e com opções culturais também. Então, este é um evento que abrange todos os consumidores de boa comida, de gastronomia e da produção do nosso Estado, ressaltando nesta edição, as farinhas, o chocolate, queijo de búfala e os frutos da Amazônia. A gastronomia é turismo. Restaurantes, bares são consideradas atividades características de turismo, porque fala-se de alimentação fora do lar e todo turista precisa se alimentar em algum restaurante quando está em deslocamento”, pontua.  

A ação tem entrada gratuita, no entanto, os visitantes precisam cumprir requisitos obrigatórios como: apresentar a carteira de vacinação (com pelo menos uma das doses) ou PCR realizado até 72h antes do dia em que se pretende ir. Tanto o Parque da Residência quanto o Teatro Estação Gasômetro vão operar com 85% da capacidade de lotação.

Confira a programação completa

02.10 (Sábado)
10h - Abertura da Feira de Produtores e restaurantes convidados
12h - Pocket Show -  Joelma Kláudia
14h - Palestra - Manipulação de Alimentos (Prof.: Wallace Morais)
14h30 - Pitch de produtores 
14h50 - Cozinha show: Bruschetta de charque desfiado + ingredientes locais (Chefe: Fabrício Araújo)
15h40 - Pitch de produtores 
16h - Cozinha Show: Huramaki regional com geleia picante de muruci (Prof.: Juliana Dias)
16h50 - Pitch de produtores 
17h10 - Cozinha Show: Vou-au-vent, massa folhada com queijo de búfala e geleia de cupuaçu (Chefe: Sabrina Barbosa)
18h - Pitch de produtores 
18h20 - Cozinha Show: Cuscuz paraense (Chefe: Saulo Jennings)
19h10 - Roda dos Compositores com Arthur Espíndola

03.10 (Domingo)
10h - Abertura da Feira de Produtores e restaurantes convidados
12h - Pocket Show - Mariza Black
14h - Palestra: Indicações Geográficas Paraenses (Péricles Diniz) 
14h30 - Pitch de Produtores 
14h50 - Cozinha Show: Filé Marajoara com Frito Vaqueiro (Chefe Bola)
15h40 - Pitch de Produtores
16h - Cozinha show: Creme floresta Amazônica (Chefe: Leo Modesto)
16h50 - Pitch de Produtores
17h10 - Cozinha show: Sopa gratinada de charque com queijo de Búfala Chefe Claudia Lima)
18h - Pitch de Produtores
18h20 - Cozinha Show: Moo Ping (Chefe: Thyago Guarany)
19h10 - Roda dos Compositores com Arthur Espíndola