Dia Estadual do Carimbó tem lançamento de CD na Estação Cultural de Icoaraci

O trabalho de Mestre Juvenal foi apresentado em roda de carimbó, em programação promovida pela Secult
04/11/2021 11h12

A Estação Cultural de Icoaraci, distrito de Belém, vibrou no ritmo do carimbó na noite desta quarta-feira (03). A programação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), integra o calendário do Preamar da Cultura Popular, e celebrou o Dia Estadual do Carimbó, instituído pela Lei nº 7.457, de 2010. No evento, Mestre Juvenal lançou seu primeiro CD, após 25 anos exaltando esse ritmo autêntico da cultura paraense.

Ao lado de alguns convidados, como o cantor Mário Mouzinho, Mestre Juvenal realizou uma roda de carimbó em homenagem à memória do Mestre Ilson, fundador do grupo Unidos do Paraíso, no município de Santa Bárbara do Pará, que faleceu em 25 de outubro. O artista era presidente da Associação dos Movimentos Folclóricos e Carnavalescos de Santa Bárbara, e angariou recursos para realizar a 1ª e a 2ª edições do Festival de Carimbó Encontro das Águas, em 2011 e 2013.

Acompanhado pela neta, Vitória Oliveira, Mestre Juvenal falou sobre o CD. "As 10 músicas são de minha autoria. Para mim é muito importante estar lançando esse CD aqui hoje. Esse era um sonho antigo, e graças a Deus estou realizando agora", contou.

Saberes - O cantor Mário Mouzinho, que também participou do CD na faixa "Menina eu sou seu fã", destacou a importância de fazer parte dessa realização. "Primeiramente, participar do trabalho do Mestre Juvenal é muito importante, no sentido da preservação dos saberes, porque os mestres são as pessoas que detêm esse saber. E a forma de fazer carimbó do Mestre Juvenal é muito particular. A banda é jovem, com guitarras, teclados. Para mim, participar desse trabalho é uma honra muito grande, poder contribuir e estar na história dessa iniciativa não tem preço; só gratidão", afirmou.

Para o diretor de Música da Secult, Alan Carvalho, "essa programação é como um desfecho do nosso relacionamento com o movimento do carimbó no Pará. Sempre buscamos ouvir o que os grupos apontam, realizamos ações conjuntas no dia 26 de agosto, Dia Municipal do Carimbó, e no dia 11 de Setembro, para celebrar o ritmo como patrimônio imaterial. Agora, no Dia Estadual do Carimbó, estamos novamente juntos. Como fazemos parte dessa trajetória, esse momento é uma reafirmação do que nos propomos enquanto Estado".