Notícias

Estação Cultural celebra aniversário de 152 de Icoaraci com programação musical

Por Josie Soeiro (SECULT)
09/10/2021 15h00

Com música e dança, o Distrito de Icoaraci celebrou seus 152 anos de história com uma agenda especial da Estação Cultural. A programação é uma realização do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). 

Com apresentação de dança do grupo coreógrafo Ritmus Dance e o show de Bianca Furtado, o espaço se viu repleto de dança, com um público que aproveitou a noite e se divertiu. 

O coordenador da Estação Cultural, Luciano Gomes, ressaltou a importância da data para o espaço cultural. “Essa programação é muito importante, é um calendário que nós não poderíamos deixar de fazer. A Estação Cultural é um espaço público que agrega a cultura de Icoaraci que é muito diversa e plural. Não podíamos deixar de celebrar esses 152 anos com essa programação musical que também integra uma série de outras ações da Estação”, destacou. 

Para quem mora em Icoaraci há anos como Maria das Graças, de 67 anos, a data foi festejada com chave de ouro “Icoaraci é um lugar que respira cultura, pode ter seus problemas, mas também tem seus encantos e a nossa cultura é um deles”, contou.

Ela acrescenta: “Eu achei a programação muito agradável e especial, porque comemora o aniversário de Icoaraci do jeito que a gente merece, com muita música animada. Uma coisa leve, para todas as idades”, finaliza.

Para o estudante Pietro Henrique, de 23 anos, a programação valorizou o distrito de Icoaraci. “Eu achei muito linda e feliz essa celebração do aniversário. Gostei muito de termos sido lembrados com essa programação na Estação. A gente tem uma história e uma cultura que merecem essa valorização e atenção”, destacou. 

Agenda cultural

Além da programação em comemoração aos 152 anos de Icoaraci, a Estação Cultural também recebe uma agenda voltada para o Preamar do Círio e o Dia da Mulher Empreendedora de Icoaraci. Confira: 

Preamar do Círio - 15/10 (sexta-feira)

 19h - Abertura da exposição “Mantos de Fé”

19h20 - Exibição do curta metragem “Água, barro e asfalto. Atravessadas”

19h40 - Apresentação do Grupo Fefolti com homenagem  “Devoção à Nossa Senhora”

20h - Apresentação do grupo Parafolclórico “Trilhas da Amazônia”

Semana da Mulher empreendedora de Icoaraci - 26 a 30/10 

26 a 29/10 - 9h às 14h
Oficina de biojoias - ministrada pela Fundação Curro Velho

27 a 29/10 - 9h às 14h
Oficina de embalagens artesanais - ministrada pela Fundação Curro Velho

28 e 29/10 - 9h às 14h
Curso “ Gestão de empreendedorismo” - ministrada pela Incubadora da UFPA

27 e 28/10 - 9h às 14h
Oficina de panificação - ministrada pelo SENAR
Serviço de ação social com emissão de documentos, balcão de direitos e atendimento médico

30/10 (sábado)

19h - Apresentação da Escola de dança de salão Nívea Santos homenageando a cantora Cleide Moraes e o Brega paraense 

20h - Seresta cultural com Brenda Moraes e Banda