Notícias

Secult realiza Festival de Pássaros Juninos com programação gratuita

2° Festival de Pássaros Juninos Ópera Cabocla 2021 será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro
Por Thaís Siqueira (SECULT)
09/11/2021 10h35

Neste mês de novembro, o Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, vai sediar o 2° Festival de Pássaros Juninos Ópera Cabocla 2021. Realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o calendário ocorre entre os dias 12 e 14, com entrada franca para todos os públicos. Para abrir a programação, na sexta-feira (12), às 18h, haverá uma revoada na área do Parque, e apresentações dos melodramas Tangaraá e Rouxinol, na parte interna do Teatro.

“A realização do 2° Festival de Pássaros Juninos Ópera Cabocla 2021 é essencial para consolidar a política pública de valorização da cultura popular e dessa linguagem tão importante para o nosso Estado. Durante todo o ano, por meio do Preamar Cultura Popular, do Prêmio Nilza Maria e outras ações, a Secult vem contribuindo para o acesso a esses grupos populares da cultura. Por isso, mais uma vez convidamos a população a fazer parte desse momento, para que aqueles que ainda não conhecem nossos pássaros juninos tenham a oportunidade de conhecer”, pontuou o secretário de cultura em exercício, Bruno Chagas.

No sábado (13), a programação inicia às 10h, com o cordão Pipira. Em seguida, às 11h, quem se apresenta é o cordão TemTem, de Outeiro; e o Colibri, ao meio-dia. As apresentações retornam à noite, às 18h, com o melodrama Japin. Às 19h, quem se apresenta é o Tucano; às 20h, o TemTem, do Guamá; e às 21h, o público poderá apreciar o espetáculo Sabiá.

Para quem optar por prestigiar a programação no domingo (14), poderá assistir às apresentações do TemTem, de Mosqueiro, às 10h; do cordão Pequeno Guará, às 11h; do cordão Borboleta Azul, às 12h. Para encerrar, a partir das 19h, os melodramas Beija-flor e A Garça prometem encantar os espectadores.

Para Adriano Barroso, diretor de Artes Cênicas da Secult, é uma satisfação marcar mais uma data no calendário do pássaro junino. “No início do século passado, o teatro nazareno continha essa manifestação e nós estamos retomando a data como mais um momento para o público festejar esta tradição, que é fundamentalmente da capital, apesar de que hoje já temos grupos em outros municípios. Assim, apontamos para uma política pública cada vez mais afirmativa aos nossos fazedores e fazedoras de cultura”, disse.
 
Serviço:
2° Festival de Pássaros Junino Ópera Cabocla 2021
Período: 12 a 14 de novembro
Local: Teatro Estação Gasômetro
Entrada franca