Notícias

Governo do Estado e parceiros promovem ações para celebrar o Novembro da Consciência Negra

A iniciativa é inteiramente gratuita e terá exposições, ateliês de arte, oficinas, entre outras atrações com o objetivo de conscientizar para a igualdade racial
Por Thaís Siqueira (SECULT)
12/11/2021 17h00 - Atualizada em em 16/11/2021 08h44

No próximo domingo (14), terá início uma extensa programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, com o objetivo de conscientizar e contribuir para o debate acerca da igualdade racial no Estado. A iniciativa é inteiramente gratuita e faz parte das ações do Governo do Pará, por meio da Secretaria de estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Socia (Segup) e Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), em parceria com a Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu), Centro de Estudo e Defesa do Negro (Cedenpa), Defensoria Pública do Estado do Pará, Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e lideranças Afro-Religiosas.

Para abrir a extensa programação, que segue pelo interior, de 14 de novembro a 10 de dezembro, será realizado o Circular Quilombos, uma programação desenvolvida pela Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu), em parceria com a Secult, que envolve 17 comunidades.

A iniciativa inclui os Jogos Quilombolas, realizados em Salvaterra, na comunidade Paixão, e o Seminário de Igualdade Racial, que ocorre em Moju (Jambuaçu e Laranjituba), Acará (Itapuama), Bujaru (São Judas), Baião (Igarapé Preto), Cametá (Mupi), Oeiras (Arirá), Mocajuba (Icatu), São Miguel (Santa Rita das Barreiras), Ourém (Mocambo), Inhangapi (Pitimandeua), Óbidos (Arapucu), Santarém (Patos do Itiqui), Monte Alegre (Peafu), Oriximiná (Cachoeira Porteira) e Alenquer (Pacoval).

Museus e Memoriais
Os museus do Estado também vão sediar parte da programação do Novembro da Consciência Negra. No dia 16, será realizado o Encontro na Casa: a imagem de Zélia Amador - Olhares negros sobre a herdeira da Ananse; Entrelinhas do corpo: bordando em fotografias; “A preta dança que sustenta meu ventre salão” e “Pelos caminhos da arte... era uma vez uma criança pretinha”, todos na Casa das Onze Janelas. E nos dias 17 e 24 deste mês, ocorre o projeto Diálogos Simultâneos: Transversalidades Afroamazônidas. Para quem quiser acompanhar de casa, ainda no dia 17, ocorre a live “Memórias: trajetórias negras no Museu do Marajó, pelo canal da Secult Pará no Youtube.

Nos dias 18 e 25, às 9h, será realizada a oficina “Incisura, recriando a gravura de Lasar Segal”, na Casa das Onze Janelas. Em 19 de novembro, ocorre o ateliê “Arte nas 11”: encontro ilustra pretice”, um relato de experiência de artistas negros e suas produções no cenário da arte contemporânea em Belém; o Encontro na Casa “Experiencias: Artistas negros e suas produções” (online) e a projeção “O negro no Pará”, realizada no Museu do Estado do Pará (MEP), que traz um documentário baseado no livro homônimo de Vicente Sales.

O tradicional Percurso Comentado será realizado no dia 28 de novembro, das 9h às 12h. Com o tema “Encostas negras: memórias da presença africana no bairro da Campina”, o trajeto inicia no Ver-o-Peso, seguindo até a Igreja do Rosário dos Homens Pretos.

No dia 19 de novembro, a Estação Cultural de Icoaraci recebe a exposição Múltiplas Vozes, com início a partir das 19h e visitação até o dia 30 deste mês, das 9h às 17h (exceto às segundas-feiras). Durante a abertura, o público poderá apreciar a apresentação da banda Acena. Já no dia 20, às 19h30, será encenado o espetáculo “Mitos e Louvores da Amazônia”.

No Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a Estação das Docas recebe uma programação desenvolvida pela SEJUDH: o seminário “Novembro de Resistência Negra: Resistir Para Existir” e o projeto “Ubuntu de Direitos: serviços voltados a comunidade e exposição de produtos de empreendedores”. A ação gratuita ocorre das 9h às 17h.

Solenidade
À noite, às 19h, haverá uma solenidade oficial no Theatro da Paz, para a sanção Estatuto da Igualdade Racial, aprovado em 19 de outubro, pela Alepa; o lançamento do Plano Estadual de Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, pela Segup; o lançamento do Memorial da Consciência Negra, localizado na Rua 13 de Maio, sob a gerência da Secult; e o espetáculo “Missa Cubana”, com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).

Com o intuito de promover mais um espaço para comercialização da produção negra local, no dia 27, das 10h às 20h, o Teatro Estação Gasômetro recebe a Feira Preta - Encontro de Afro-Empreendimentos e Mostras Artísticas, com artesanato, moda e gastronomia. Para animar o público, a Banda Axé Dudu se apresenta no espaço a partir das 10h. 

Pela tarde, das 14h às 16h, será realizada a Mostra Tela Preta, com exibição de audiovisuais com curadoria do projeto Cine Club TF: “O amor tem cheiro de pimenta e cominho” (Direção: Ismael Machado), “Poame-se: Amor, Liberdade e Poesia Preta” (Direção: Fernando Segtowick), Mini-documentário: “Cine Dance: O Pulsar do Corpo Preto” (Direção: Henrique Lobato), “É Nós por Nós” (Direção: Arthur Costa), “Perspectivas” (Direção: Arthur Costa), “Levanta Juventude” (Direção: Henrique Lobato e Vinícius  Silva), “Homem na Roda” (Direção: Gabriel Fernandes) e “E aí, Pretinha?” (Direção: Mederiá Brandão, Jéssica Paixão e Emanuelle Araújo).

A programação conta ainda com a roda de conversa “Os 50 anos da Consciência Negra no Pará”, mediada pela Profa. Zélia Amador e convidados, às 16h; o debate “Enfrentamento Ao Racismo Estrutural e Institucional”, com a Defensoria Pública do Estado, às 17h; e a Mostra Música Preta, com apresentação de Hip Hop pelo Slam Dandaras do Norte (poema, Rap e performance poética), com as artistas Dra. Poesia, Liz, Kassy, Suellen, Cacau, Jacke Sainha, Jothan Netto, Layza, Key, Francine, Dry, Roberta Tavares e Shaira Mana Josy, às 18h. Para encerrar a programação, Jeff Moraes e Banda se apresenta às 19h, no palco do Gasômetro.

SERVIÇO
Novembro da Consciência Negra
Circular Quilombos
Data: 14 de novembro a 10 de dezembro
Local: 17 comunidades do Estado
A preta dança que sustenta meu ventre salão
Data: 15/11 das 14h às 14:30h
Local: Casa das Onze Janelas

Encontro na Casa: a imagem de Zélia Amador - Olhares negros sobre a herdeira da Ananse
Data: 16/11, das 10h às 10:30h
Entrelinhas do corpo: bordando em fotografias
Data: 16/11, das 10:30h às 11h
Pelos caminhos da arte... era uma vez uma criança pretinha
Data: 16/11, das 14:30h às 15h
Local: Casa das Onze Janelas

Memórias: trajetórias negras no Museu do Marajó
Data: 17/11, das 18h às 19h - online (YouTube Secult Pará)
Local: Memorial Amazônico da Navegação - MAN 

Diálogos simultâneos: Transversalidades Afroamazônidas
Data: 17 e 24/11, das 14h às 16h
Local: Museus do SIMM

Oficina “Incisura, recriando a gravura de Lasar Segal”
Data: 18 e 25/11, das 9h às 12h
Local: Casa das Onze Janelas

Ateliê “Arte nas 11”: encontro ilustra pretice”
Data: 19/11, das 18h às 19h, online (YouTube Secult Pará)

Encontro na casa “Experiencias: artistas negros e suas produções”
Data: 19/11, das 18h às 19h, online (YouTube Secult Pará)

Projeção “O negro no Pará”
Data: 19/11, das 18h às 21h
Local: Museu do Estado do Pará - MEP

Percurso comentado – Encostas negras: memórias da presença africana no bairro da Campina
Data: 28/11, das 9h às 12h
Local: do Ver-o-Peso à Igreja do Rosário dos Homens Pretos

Exposição Múltiplas Vozes
Data: 19 a 30/11, das 9h às 17h (exceto às segundas-feiras)
Banda Acena: 19/11, às 19h
Espetáculo “Mitos e Louvores da Amazônia”.
Data: 20/11, às 19h30
Local: Estação Cultural de Icoaraci

Dia da Consciência Negra
Seminário “Novembro de Resistência Negra: Resistir Para Existir”
Projeto “Ubuntu de Direitos: serviços voltados a comunidade e exposição de produtos de empreendedores”
Data: 20/11, das 9h às 17h
Local: Estação das Docas

Solenidade oficial: sanção Estatuto da Igualdade Racial, lançamento do Plano Estadual de Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, lançamento do Memorial da Consciência Negra e espetáculo “Missa Cubana”
Data: 20/11, às 19h
Local: Theatro da Paz

Feira Preta - Encontro de Afro-Empreendimentos e Mostras Artísticas
Data: 27/11, das 10h às 20h
Banda Axé Dudu: às 10h
Mostra Tela Preta: das 14h às 16h
Roda de conversa “Os 50 anos da Consciência Negra no Pará”: às 16h
Debate “Enfrentamento Ao Racismo Estrutural e Institucional”: às 17h
Mostra Música Preta: às 18h 
Jeff Moraes e Banda: às 19h
Local: Teatro Estação Gasômetro