Notícias

Preamar Cabano movimenta programação cultural de Belém

As ações que serão realizadas em diversos equipamentos da Secult iniciam a partir desta sexta-feira (07), com atividades gratuitas
Por Josie Soeiro (SECULT)
05/01/2022 14h07 - Atualizada em em 10/01/2022 14h18

Para celebrar os 406 anos da capital paraense e os 187 anos do Movimento da Cabanagem, um dos mais importantes movimentos populares do país, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza o Preamar Cabano. As ações que serão realizadas em diversos equipamentos da Secretaria iniciam a partir desta sexta-feira (07), com atividades gratuitas. 

No Arquivo Público do Estado do Pará, às 09h, será aberta a Exposição “Reflexos Cabanos na Cidade de Belém”. A mostra apresenta, por meio de documentos históricos do acervo do Arquivo Público, a situação da cidade de Belém após as batalhas da Cabanagem. Diversos documentos relatam as dificuldades econômicas por que a região passou, assim como a situação de presos políticos (prisões, captura, anistia e penalidades). Além disso, os anos que sucederam o episódio histórico também foram marcados pela reconstrução física da cidade. A exposição ocorre de 07 a 31 de janeiro, sempre de 09h às 15h. 

Nos dias 07 e 08, às 20h, o Museu do Estado do Pará (MEP) recebe o Grupo Palha para a apresentação do espetáculo "Batista", uma livre adaptação do espetáculo "Batista", do autor paraense Carlos Correia Santos. O projeto traz para os palcos traços da vida e do legado ideológico do cônego Batista Campos, um dos principais líderes do Movimento da Cabanagem. Também no dia 07, às 20h, será realizado o show "Cabano", com o cantor Rafael Lima, no Teatro Estação Gasômetro. No dia 08, às 19h, o cantor faz reapresentação do show, na Estação Cultural de Icoaraci. 

No dia 11, às 09h30, no Memorial da Cabanagem, no Entroncamento, ocorre a aula  “A Cabanagem em debate: Memórias e Análises”, mais uma atividade planejada pelos servidores do Arquivo Público, Leonardo Torii e André Lima. O objetivo é ressaltar a importância histórica da Cabanagem no monumento construído para essa finalidade. Além da fala dos palestrantes, o público poderá conferir a exposição permanente do Memorial, assim como de um vídeo-animação produzido pelo Departamento de Editoração e Memória da Secult.

Nos dias 11,18 e 25 o ateliê do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas promove oficinas de animação “Flipbook, imagens que falam” e “Pixelation, contando história”. As ações fazem referência à história do movimento cabano por meio do projeto Animação nas Onze: cultura e patrimônio. 

Outro equipamento que não poderia ficar de fora das ações do Preamar Cabano é o Theatro da Paz, que no dia 12 de janeiro - aniversário de Belém, às 20h, recebe o público para mais uma apresentação da 9ª Sinfonia de Beethoven apresentada pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). 

Ainda como parte das celebrações dos 406 da capital paraense, os paraenses e turistas recebem de presente do Governo do Pará, por meio da Secult, o Museu de Arte Sacra, totalmente revitalizado. O prédio secular recebeu intervenções para reconstituição da pintura das fachadas, reparo do telhado, na cimalha toda, além da retirada de infiltrações e goteiras, bem como desentupimento e reconstituição das calhas e outros itens. O investimento foi de quase R$ 1 milhão de reais. A reabertura do equipamento ocorre no dia 14, partir das 18h, com a exposição " Belém periférica: sonora e noturna”, na Galeria Fidanza e a apresentação da OSTP, às 20h, com a Missa Cubana, na Igreja de Santo Alexandre.