Notícias

Arquivo Público do Pará celebra 121 anos de existência com valorização da memória da educação pública paraense

Por Thaís Siqueira (SECULT)
08/04/2022 15h14 - Atualizada em em 19/04/2022 13h45

Uma das mais importantes instituições para a salvaguarda da história do Estado – o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) – completa 121 anos de fundação no próximo dia 16 de abril. Repositório do maior patrimônio documental da Amazônia, o equipamento administrado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), celebra a data com uma programação inteiramente gratuita, entre os dias 11 e 13 deste mês. Com o projeto “Educação no Pará: história, significação e memória na documentação do Arquivo Público”, a ação fará um tributo à memória da educação pública no Estado.

Na próxima segunda-feira (11), a partir das 9h30, o APEP recebe uma mesa-redonda com a participação de Aldrin Moura de Figueiredo, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará (PPHIST/UFPA), que irá apresentar a palestra “Instruir, treinar, decifrar: projeto educacional e modernidade no Pará na Primeira República”. Também participa a professora Danielly Campos, do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM/NEB/UFPA) e doutoranda em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA), com a pesquisa “A (re)organização da educação pública paraense no período de 1930 a 1935”.

A mesa também contará com a presença dos servidores João Augusto de Lima Ó de Almeida (APEP/Secult), com a pesquisa “A expansão do campo musical na Belém do fim do século XX e a criação do Instituto Carlos Gomes”, e João Lúcio Mazzini da Costa (APEP/Secult), com o estudo “Liberalismo e educação no final do século XIX e início do XX”. A mediação será feita pelo servidor do Arquivo Público, Marcos Monteiro Almeida.

Já nos dias 12 e 13, o APEP receberá a exposição “Educação no Pará: história, significação e memória na documentação do Arquivo Público”, que reúne o acervo do Liceu Paraense (Colégio Paes de Carvalho), Escola Normal (IEP), Colégio Progresso Paraense, Instituto Lauro Sodré, Instituto Carlos Gomes, Educandário Eunice Weaver, Faculdade de Medicina, Educandário Agrícola Manuel Barata (Outeiro), Grupo Escolar Basilio de Carvalho (Abaetetuba) e Instituto Antônio Lemos (Santa Izabel). Além disso, nos dois dias, o público poderá conhecer todos os setores do equipamento, por meio de visitas guiadas.

“Este ano, para o aniversário de 121 anos do Arquivo Público, foi montada uma programação pautada na história da educação no Estado. O objetivo é divulgar a documentação que existe na instituição e que diz respeito às escolas, aos professores, aos alunos, à rotina administrativa, à memória e à história do processo educacional no Pará. Além disso, nos dias 12 e 13 de abril, o público em geral poderá conhecer os vários setores do Arquivo Público. A intenção das visitas guiadas é aproximar o público dos serviços desenvolvidos pela instituição”, pontuou o diretor do APEP, Leonardo Torii.

O secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, reforça que a programação não apenas está alinhada ao conhecimento histórico, mas também celebra um equipamento que contribui para a preservação da memória e da identidade do povo paraense. "O Arquivo Público, para além de uma instituição administrativa, é o grande detentor da salvaguarda da memória documental do Pará. É uma honra para a Secult ter esse equipamento na sua estrutura, comemorar esses 121 anos e fazer uma grande celebração ao patrimônio, à memória e à identidade. O Arquivo Público nos orgulha pela dedicação dos seus profissionais, seus servidores, seu diretor e todos aqueles que têm no APEP um centro de estudo, de pesquisa e de parceria. Parabéns ao Arquivo Público, ao Governo do Estado e ao povo do Pará", pontuou.

Valorização e reconhecimento
Fundado oficialmente em 1901, a partir do Decreto Estadual N° 996, o Arquivo Público do Pará possui um acervo de aproximadamente 4 milhões de documentos, distribuídos em 2 mil metros lineares, produzidos e recebidos na esfera administrativa, legislativa e jurídica da Amazônia entre os séculos XVII e XXI. Atualmente, o acervo documental é dividido em diferentes áreas e fundos arquivísticos, como Obras Públicas, Finanças, Agricultura, Segurança Pública, Guerra, Educação e Cultura, Comunicação, Saúde e Saneamento, Governo, Poder Legislativo, Poder Judiciário, todos em forma de encadernados e avulsos, manuscrita, impressa ou iconográfica. 

Devido à sua importante atuação na preservação da memória documental, o APEP já recebeu o “Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade”, coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além disso, em 2010, a instituição recebeu o selo “Memória do Mundo / Memory of the World – MOW”, da UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), pelo trabalho com a guarda da documentação do período colonial da Amazônia (Fundo “Secretaria da Capitania, 1649 – 1823”).

Serviço:
Aniversário do Arquivo Público do Estado do Pará
Mesa-redonda 
Data: 11/04 (segunda-feira)
Horário: 9h30
Local: Arquivo Público do Estado do Pará

Exposição “Educação no Pará: história, significação e memória na documentação do Arquivo Público” e visitas guiadas pelos setores do APEP
Data: 12 e 13/04 (terça e quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Arquivo Público do Estado do Pará