Amazônia Jazz Band mistura jazz com ritmo da sanfona em show eclético

Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Theatro da Paz e pelo site www.ticketfacil.com.br, a partir das 9h da manhã do dia do concerto, no valor de R$ 2
11/04/2022 16h08 - Atualizada em em 19/04/2022 13h44

Nesta quarta-feira (13), às 20h, a Amazônia jazz band (AJB) subirá mais uma vez ao palco do Theatro da Paz. Com um espetáculo diferenciado, que mistura os ritmos do jazz e da sanfona do músico paraibano Felipe Costta, o grupo promete impressionar o público de Belém. A entrada na casa de espetáculos será feita a partir das 19h, com ingressos disponíveis para a venda a R$ 2, desde as 9h do dia do evento.

A AJB iniciará a noite com a força e impacto da música-tema do filme “Rocky”, “Gonna Fly Now”, composta por Bill Conti. Logo na sequência, interpretará uma das músicas mais conhecidas de Phil Collins, “Against All Odds”; “Sister Sadie”, do pianista Horace Silver; e “Chips N’ Salsa”, do saxofonista Gerald Albright. Outro momento marcante do repertório será a balada internacional “Georgia On My Mind”, de Hoagy Carmichael, com interpretação de Elias Coutinho no saxofone.

O grande momento da noite será protagonizado pelo músico Felipe Costta, que apresentará sua música autoral ”Corre Campo” e ”Frevo Sanfonado”, de Sivuca. Segundo o convidado, tocar com a AJB é uma conquista gigantesca. Ele destaca que ter sua peça apresentada por uma “Jazz Big Band” e ainda ter a sorte de interpretar um grande mestre como Sivuca, ao lado de grandes músicos, é de uma grandeza enorme. “É muito representativo tocar o Frevo Sanfonado, principalmente diante do que o mestre Sivuca conseguiu construir dentro da música, como paraibano, de ser um dos primeiros improvisadores brasileiros, além de ser uma obra bastante difícil de ser tocada”, disse.

A continuidade do espetáculo seguirá com o “Merengue do Betinho”, do guitarrista paraense Ziza Padilha; seguindo por “Rhythm Of Our World”, do trompetista porto-riquenho, Arturo Sandoval; e finalizando com a música “Magic Flea”, de Sammy Nestico. O Maestro Eduardo Lima garante que será um show bem eclético, com merengue, salsa e baladas internacionais, e destaca que é muito raro ter uma sanfona com instrumento em uma Jazz Band. “O público assistirá a AJB mostrando vários ritmos, tanto no jazz quanto na música brasileira, e, certamente, sairá muito feliz do Theatro da Paz”, pontuou o maestro.

Convidado especial

Felipe Costta é sanfoneiro, cantor e compositor. Suas influências musicais vão desde a música clássica, como Debussy; passando pelo Jazz internacional, como Esperanza Spallding; até chegar aos clássicos da música brasileira. A forma de tocar seu instrumento tem influência de sanfoneiros como Sivuca, Art Van Damme, Simone Zanchini, Dominguinhos, Luiz Gonzaga e outros. Sua trajetória musical traz atuações junto a músicos como Elba Ramalho, Chico Cezar e Zélia Duncan. Felipe já participou de gravações de diversos discos, trilhas de filmes, programas de TV e shows internacionais.

O sanfoneiro pernambucano Felipe Costta é o artista convidado para o espetáculoO músico explica que a música “Corre campo” foi concebida pensando na aventura de uma cobra chamada por este nome, encontrada na região nordeste. O músico lembra que viu muito essa cobra durante sua infância, junto com sua vó e sua tia, quando eles saíam em direção ao roçado. Ele conta que quando estava compondo a música e tinha apenas parte da melodia, um grande amigo arranjador de Recife, disse que a melodia se parecia com a aventura de uma cobra, o que o influenciou na escolha do nome. A primeira parte da canção apresenta toda a euforia e liberdade do animal e, na segunda parte, demonstra o oposto, com a espreita e observação da cobra diante de tudo que ela vê, como se fosse uma pausa que dá na sua correria, para depois voltar à sua euforia natural. Todos esses sentidos podem ser captados na melodia da música.

Segundo Felipe, grande parte dos acontecimentos musicais de sua carreira aconteceram em Pernambuco, cidade na qual teve oportunidade de tocar junto com Yacauã Bastos, baterista da AJB, surgindo assim a conexão de sua música com Belém.

Ingressos

A retirada de ingressos poderá ser feita na bilheteria do Theatro da Paz e pelo site www.ticketfacil.com.br, a partir das 9h da manhã do dia do concerto, no valor de R$ 2. Essa é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

Serviço:

Amazônia jazz band (AJB) e Felipe Costta

Data: quarta-feira (13), às 20h

Local: Theatro da Paz

Ingressos pela bilheteria do Theatro da Paz e pelo site www.ticketfacil.com.br, a partir das 9h. Valor: R$ 2,00

*Texto com informações de Daniel Granhen / Ascom APM