Notícias

Estudantes e servidores participam de mesa-redonda no Arquivo Público

Evento abriu a programação comemorativa pelos 121 anos do órgão que reúne documentos históricos e institucionais no Pará
Por Thaís Siqueira (SECULT)
11/04/2022 17h02 - Atualizada em em 19/04/2022 13h50

Abrindo a programação em homenagem aos 121 anos, o Arquivo Público do Estado do Pará realizou, nesta segunda-feira (11), uma mesa-redonda com a participação de servidores e palestrantes licenciados da Universidade Federal do Pará (UFPA). A ação reuniu 63 pessoas, entre estudantes e profissionais das áreas de História, Pedagogia, Direito, Literatura, Educação e Arquivologia.

A palestra iniciou às 9h30, com a presença do professor Aldrin Moura de Figueiredo, do Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST/UFPA), que ministrou o tema “Instruir, treinar, decifrar: projeto educacional e modernidade no Pará na Primeira República”. Além dele, a professora Danielly Campos, do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM/NEB/UFPA), também marcou presença, com foco em sua pesquisa sobre “A (re)organização da educação pública paraense no período de 1930 a 1935”.

A atividade alusiva ao aniversário do espaço ainda recebeu os servidores João Augusto de Lima Ó de Almeida e João Lúcio Mazzini da Costa, os quais trouxeram ao público as pesquisas: “A expansão do campo musical na Belém do fim do século XX e a criação do Instituto Carlos Gomes” e “Liberalismo e educação no final do século XIX e início do XX”, respectivamente.

A programação visou potencializar o conhecimento das pessoas no que condiz à diversidade de pesquisas científicas existentes no Arquivo, além de aproximá-los ao acervo documental, explica Leonardo Torii, diretor do Arquivo Público. “A ideia é aproximar o grande público dos serviços mais técnicos do Arquivo, podendo conhecer os trabalhos que são realizados nesses setores”, afirmou.

Cronograma

As atividades continuarão nos dias 12 e 13 desta semana, com a exposição “Educação no Pará: história, significação e memória na documentação do Arquivo Público”, que reúne o acervo de Liceu Paraense (Colégio Paes de Carvalho), Escola Normal (IEP), Colégio Progresso Paraense, Instituto Lauro Sodré, Instituto Carlos Gomes, Educandário Eunice Weaver, Faculdade de Medicina, Educandário Agrícola Manuel Barata (Outeiro), Grupo Escolar Basilio de Carvalho (Abaetetuba) e Instituto Antônio Lemos (Santa Izabel). Além disso, o público poderá conhecer todos os setores do equipamento com as visitas guiadas que acontecerão também nos dois dias.

*Texto de Quezia Dias (Ascom Secult)