Notícias

Arquivo Público terá minicurso sobre história indígena na região amazônica

O evento será das 9h às 12h, desta quarta-feira (20), e as inscrições são feitas gratuitamente no local até o dia do curso
Por Thaís Siqueira (SECULT)
18/04/2022 15h27 - Atualizada em em 22/04/2022 15h10

O Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) recebe, na próxima quarta-feira (20), o minicurso “Abordagens e Pesquisas em História Indígena na Amazônia”, das 9h às 12h. Os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente no local e no dia do evento. A ação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e APEP, em parceria com o Grupo de Pesquisa de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia (HINDIA), ligado à Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

A ação tem o objetivo de apontar possibilidades de pesquisas na temática indígena a partir da documentação presente em arquivos históricos. “As reivindicações por maior visibilidade histórica, política e social acionadas pelos próprios indígenas foram, e ainda são, processo fundamental na constituição de uma nova forma de olhar e representar esses sujeitos dentro e fora dos espaços de pesquisa e de formação”, explica o diretor do Arquivo, Leonardo Torii.

De acordo com o diretor, durante o encontro, serão abordados temas que mostram novas leituras, abordagens e pesquisas sobre a História Indígena no Brasil nas últimas décadas e que enfoquem nos povos indígenas enquanto sujeitos históricos. O minicurso busca também promover o diálogo entre as práticas de pesquisa e as abordagens sobre História Indígena em sala de aula, considerando, para isso, além dos documentos históricos, alguns importantes instrumentos legislativos voltados ao campo da educação, como a lei nº 11.645/2008.

SERVIÇO

Minicurso: Abordagens e Pesquisas em História Indígena na Amazônia
Data: 20/04/2022 (quarta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Arquivo Público do Estado do Pará
Inscrições no local e no dia do evento.