Notícias

“Árvores que tocam” segue até o dia 30 de abril no Theatro da Paz

Proposta é levar ao público a sensação de estar no meio da mata ouvindo os sons da fauna, dos elementos naturais, sentindo o ritmo da sonoridade amazônica
Por Thaís Siqueira (SECULT)
19/04/2022 13h39 - Atualizada em em 25/04/2022 11h40

Com o tema “O ar que respiramos: Vozes pela Amazônia”, o XXI Festival de Ópera do Theatro da Paz traz uma proposta desafiadora - a realização de um ecofestival, engajado na defesa do meio ambiente e da sustentabilidade. E como parte da programação, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Theatro da Paz, organizou a exposição “Árvores que tocam”, baseada no espetáculo de mesmo nome, que estreou em 2019.

A apresentação reuniu percussão, canto e dança, e foi marcada pela mistura de instrumentos populares e eruditos, como carimbó, maracas, caxixis, marimbas, xilofones e tímpanos, com a incursão de recursos tecnológicos.

A exposição idealizada por Nandressa Nuñez, diretora de produção do Da Paz e do Festival de Ópera, foi montada no Salão Nobre (Foyer) do Theatro da Paz, local onde a nobreza no período da borracha costumava se reunir para bailes, pequenos recitais e durante os intervalos dos espetáculos. De acordo com Nandressa, a proposta é levar ao público a sensação de estar no meio da mata ouvindo os sons dos pássaros, da chuva, dos rios, das folhas caindo, do vento nas árvores, o cheiro de floresta úmida e sentindo o ritmo da sonoridade amazônica.

“Para além de bonita, a exposição ‘Árvores que tocam’ é sensorial. A ideia era trazer para o visitante a experiência de estar imerso em uma floresta. A trilha sonora foi composta por Thiago Albuquerque, e os visitantes são convidados a visitar a exposição – com parte do cenário e figurino do espetáculo – descalços, para sentir o piso que é coberto por folhas secas. Já a iluminação nos faz reviver e nos leva de volta ao espetáculo que foi um sucesso”, explica.

Serviço

Exposição "Árvores que tocam"

Data: 26 de março a 30 de abril

Local: Theatro da Paz, Foyer

Endereço: Av. da Paz, S/N 

Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e de 14 às 17h; no sábado, das 9h às 12h; e no domingo, das 9h às 11h.

Dúvidas e informações: (91) 4009-8758/ 8759/8756

*Texto com informações de Úrsula Pereira/Ascom Theatro da Paz