Notícias

Secult realiza Preamar da Leitura em homenagem ao Dia do Livro Infantil

As caixas com os livros estarão disponíveis em vários espaços culturais em Belém, incluindo a Ilha do Combu, e na Comunidade Quilombola do Abacatal
Por Thaís Siqueira (SECULT)
15/04/2022 19h49 - Atualizada em em 22/04/2022 15h11

A Secult também quer fortalecer a relação de crianças e adolescentes com o universo literárioEm comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de Abril, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza o Preamar da Leitura no próximo domingo (17). A ação inclui contação de histórias, com a convidada Inaiá Paes Siqueira, na Estação Cultural de Icoaraci, as 10 h, e o espetáculo teatral "Escola para passarinhos", com Cleber Cajun, as 17 h. Já o Porto Futuro recebe palestra e contação de histórias, as 16h30, com a convidada Heliana Barriga. A entrada é gratuita.

No mesmo dia, a Secult lança um projeto de incentivo à leitura, com empréstimo e doação de livros infantojuvenis. As caixas serão disponibilizadas na Casa das Onze Janelas, Espaço Ygaraartesanal (Igarapé Piriquitaquara - Ilha do Combu), Estação Cultural de Icoaraci, Chalé da Paz (bairro da Terra Firme), Feira da Cremação, Feira de Artesanato de Icoaraci, Instituto Social de Apoio às Famílias (Ilha de Cotijuba), Museu Amazônico da Navegação (Mangal das Garças), Museu do Marajó, Museu de Gemas do Pará (Espaço São José Liberto), Porto Futuro, Teatro Estação Gasômetro, Comunidade Quilombola do Abacatal (em Ananindeua), Creche Pequeninos de Cristo (Icoaraci) e Restaurante As Negonas (Bengui).

Dos 1.072 livros, 300 foram doados pela Fundação Cultural do Pará (FCP). Para participar, os visitantes poderão pegar, ler e devolver em qualquer um dos pontos de empréstimo. Após a devolução, o participante poderá doar um livro de literatura ou emprestar outro. Não serão aceitas doações de livros didáticos.

O projeto vai prosseguir, além da programação de domingo, promovendo a interação entre os visitantes e os livros disponíveis nos espaços da Secretaria, explica o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas. “Nossos equipamentos terão caixas recheadas de livros, que poderão ser retirados, lidos e devolvidos. Os participantes poderão também doar livros, para que outras pessoas possam compartilhar dessa experiência fabulosa que é a leitura, de poder viajar sem sair do lugar. Convidamos a todos que venham conferir e incentivar, cada vez mais, os nossos jovens e nossas crianças a terem esse bom hábito”, completa o secretário.