Secult, via DPHAC, realiza Preamar do Patrimônio em Cametá

Programação gratuita ocorre entre os dias 25 e 27 de abril e será voltada para alunos e professores das escolas públicas, graduandos de História e comunidade em geral
22/04/2022 15h36 - Atualizada em em 28/04/2022 12h26

Com o intuito de expandir as ações do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza, entre os dias 25 e 27 de abril, o “Preamar do Patrimônio”, em Cametá, no Baixo Tocantins. A programação, voltada para alunos e professores das escolas públicas, assim como para os graduandos do curso de História da Universidade Federal do Pará (UFPA Cametá), é uma parceria com a Prefeitura de Cametá, por meio do Museu Histórico do município, e será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Na segunda-feira (25), das 15h às 18h, ocorre a oficina de Educação Patrimonial, com o desenvolvimento do programa “Diálogos com o Patrimônio”, visando a formação de multiplicadores da metodologia do DPHAC no município. No dia seguinte, terça-feira (26), das 9h às 12h, será realizada uma visita técnica aos bens culturais apontados no mapa patrimonial, resultado da oficina com os professores, com os alunos do curso de história e com a comunidade.

A proposta é iniciar o trabalho de Inventário Cultural desses bens, procurando registrar categorias como arquivos, saberes e fazeres, bens móveis e imóveis, entre outros, além de capacitar estudantes de graduação do curso de história para que deem continuidade ao trabalho, com a orientação do DPHAC, informou a diretora, Karina Moriya. “O Preamar do Patrimônio em Cametá é mais um evento que, com ações de educação patrimonial do DPHAC e em parceria com a comunidade e as instituições do município em que é realizado, objetiva compreender, divulgar e preservar o patrimônio paraense, difundido assim a riqueza cultural do Estado”, reforçou.

Já na quarta-feira (27), no mesmo horário, haverá uma mesa redonda com a temática “Patrimônio Cultural e Sociedade: a importância da participação das comunidades para a construção da cidadania cultural e para a afirmação identitária e valorização do Patrimônio Cultural”. A conversa terá participação da Msc. Ana Valéria Barros, arquiteta e técnica em Gestão Cultural do DPHAC, com a palestra “O DPHAC e as Políticas de Preservação do Patrimônio Material do Estado do Pará”; e da Dra. Ângela Leão, historiadora e técnica em Gestão Cultural do DPHAC, com a palestra “Inventário Cultural: Uma Ferramenta de Salvaguarda do Patrimônio a Ser Construída Pela Comunidade”.

A mesa redonda contará com a presença da Dra. Celeste Pinto, historiadora e professora da Graduação e Pós-Graduação da UFPA Cametá, com a pesquisa “Saberes e Fazeres das Mulheres Quilombolas de Cametá”; do Msc. Warllen Barros, historiador e diretor do Museu Histórico de Cametá, com a palestra “A Importância dos Museus para o Desenvolvimento de Políticas de Valorização do Patrimônio Cultural de Cametá”; e do Dr. José Carlos Cordovil, geógrafo e professor da Graduação da UFPA Cametá, com a pesquisa “Os Roteiros Geo-Turísticos e o Projeto Realizado em Cametá”.

O secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, reiterou a importância dessa descentralização, com o intuito de potencializar o diálogo sobre o acervo patrimonial paraense por todo o Estado. “Uma das prioridades do Governo do Pará, por intermédio da Secult, é se fazer presente em todos os municípios, no sentido de promover essa aproximação e incentivar o cuidado das comunidades locais com o patrimônio de cada uma das nossas cidades. Dessa forma, buscamos, por meio do nosso programa de educação patrimonial, unir a expertise de servidoras do DPHAC com a ampla experiência e o sentimento de afeto que os moradores dessas comunidades possuem”, frisou.

Programação de Educação Patrimonial do DPHAC em Cametá-PA

Data: 25 de abril, das 15h às 18h; 26 e 27 de abril, das 9h às 12h