Notícias

Obras de grandes nomes da escultura compõem exposição na Casa das Onze Janelas

A mostra “Diversidade entre formas, volumes e relevos” reúne 55 obras pertencentes ao acervo do Estado, refletindo a diversidade estética de 33 artistas do cenário internacional, nacional e regional
Por Thaís Siqueira (SECULT)
23/04/2022 13h19 - Atualizada em em 28/04/2022 12h25

No período de 26 de abril a 30 de maio, os visitantes do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (COJAN) terão a oportunidade de mergulhar na obra de artistas consagrados na produção de esculturas, com a exposição “Diversidade entre formas, volumes e relevos”. A mostra é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), e reúne 55 obras pertencentes ao acervo do Estado, que proporcionam uma oportunidade para a imersão no campo da tridimensionalidade da arte contemporânea.

A montagem inclui a exposição “Da matéria à formatividade construtiva (In Memoriam)”, realizada no Laboratório das Artes, em homenagem ao artista Acácio Sobral, que inaugura um projeto do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas de revisitar importantes artistas que atuaram ativamente no cenário local e nacional. A instalação traz ao público trabalhos que fazem parte da Coleção Onze Janelas de diferentes períodos, na qual o artista Acácio Sobral se utiliza de materiais diversos, como madeira, tecido, resina, papel, pigmento e cera, empregando as técnicas do desenho, da pintura e da escultura.

De acordo com os curadores Armando Sobral, Sanchris Santos e Renata Maués, do SIMM/Secult, a exposição busca destacar a pluralidade e representatividade dos artistas Adriana Varejão, Acácio Sobral, Armando Queiroz, Arthur Leandro, Andrea Feijó, Angelo Venosa, Carlos Fajardo, Cleidy Pinheiro, Daniele Fonseca, Divino Sobral, Eliane Prolik, Emannuel Nassar, Frida Baranek, Geraldo Texeira, Izer Campos, Jaílton Quatro, João Pinto, Jocatos, Lise Lobato, Resende, Jose Bento, Suzi Coralli, Marcelo Coutinho, Marinaldo Santos, Nina Moraes, Nio Dias, Oswaldo Gaia, Orlando Maneschy, Patrícia Canetti, Paulo Schmidt, Ruma, Sérgio Niculitcheff, Tadeu Lobato e Karin Scheider, que expressam as poéticas tridimensionais da escultura.

As obras apresentam a diversidade estética de 33 artistas do cenário internacional, nacional e regional, como explica a diretora da COJAN, Sanchris Santos.

“Elas exibem que aconteceu e está acontecendo no cenário das artes visuais com os desdobramentos históricos da escultura, perpassando desde as técnicas mais tradicionais de modelagem, desbaste ao objeto, instalação, body-arte a inclusão de tecnologia digital. Cada artista mostra a sua técnica em formas, com materiais distintos e estilo próprio”, pontuou a diretora e uma das curadoras da exposição.

Na avaliação do secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, "A exposição é uma oportunidade para que o público conheça o trabalho desses importantes artistas, que desenvolveram uma ampla trajetória na expressão artística voltada para a elaboração de esculturas. Além disso, possibilita que os visitantes tenham acesso ao rico acervo dos nossos museus, selecionado especialmente para essa instalação, após uma cuidadosa curadoria de profissionais do Sistema Integrado de Museus e Memoriais".

Serviço
Exposição “Diversidade entre formas, volumes e relevos”
Período: 26/04 a 30/05/2022
Visitação: terça a domingo, das 9h às 17h
Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Praça Dom Frei Caetano Brandão S/N, Cidade Velha)
Valor: R$ 4,00 (gratuidades: crianças até 12 anos; idosos a partir de 60 anos, com apresentação de documentação RG ou Carteira de Idoso; estudantes, com apresentação de carteira de estudante; professores das redes de ensino, com apresentação de carteira ou contracheque; deficiente, com apresentação de carteira e um acompanhante; Associados de Museus, com apresentação de carteira; grupos agendados pela CEE/SIMM/SECULT; e guias de turismo).
Mais informações: (91) 98601-9077