Notícias

Orquestra Sinfônica apresenta concerto clássico no Theatro da Paz

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente e estarão disponíveis de duas formas: online e presencial
Por Thaís Siqueira (SECULT)
25/04/2022 11h37 - Atualizada em em 28/04/2022 15h11

Na próxima terça-feira (26), o público poderá prestigiar um concerto de música clássica, tradicionalmente composto por três obras: uma Abertura, um Concerto para Solista e Orquestra, e uma Sinfonia. O espetáculo será apresentado a partir das 20h, no Theatro da Paz, com uma parte dos ingressos disponíveis pela internet a partir das 9h, e a outra parte sendo distribuída presencialmente a partir das 18h, no dia do evento. O ingresso será gratuito.

As três obras apresentadas no concerto pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), sob a direção do Maestro Matheus Avlis de Sousa, datam de um período de transição da história da música ocidental, chamado de pré-romântico, pois as obras dessa época já apresentavam o caráter impetuoso, enérgico e dramático do Romantismo, que se desenvolveu no final do século 19.

A primeira obra apresentada como abertura será "Coriolano", de autoria de Ludwig van Beethoven, o maior gênio da música do século 19 e, para muitos, maior de todos os tempos. A música foi inspirada no enredo de uma peça de teatro que Beethoven assistiu em Viena, durante sua juventude. A segunda obra, um concerto para solista e orquestra, será “O Concerto para Clarinete e Orquestra N° 1”, de  Carl Maria von Weber, compositor contemporâneo de Beethoven, que tem o clarinete como figura central para as evoluções musicais. 

O clarinetista da OSTP, Lucas Ferreira, desempenhará o solo desse concerto. Ele conta que a obra de Weber foi muito importante para a história e desenvolvimento da clarineta, um instrumento muito limitado e com poucos recursos na época. “Weber foi um grande impulsionador da música para clarineta como solista e elevou o instrumento a outro patamar”, diz o músico.

A sinfonia escolhida para ser apresentada como a terceira e última obra da noite será a “Sinfonia N° 5”, também de Beethoven, que é apontada por pesquisas como uma das obras de músicas clássicas mais conhecidas em todo o mundo. A obra do "pa-pa-pa-paaam" é tocada por orquestras de todo o mundo há 200 anos. Conhecida popularmente como "Sinfonia do Destino", a obra começa e termina com grande êxtase.

Matheus Avlis ressalta o quanto é interessante saber que esta foi a primeira obra do gênero Sinfonia em que o compositor incluiu na orquestra a presença de trombones, um piccolo e um contrafagote. “Uma música verdadeiramente revolucionária, vinda de um compositor alemão que vibrava com as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade ecoadas pela Revolução Francesa”, complementa o maestro.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente e estarão disponíveis de duas formas: on-line e presencial. A distribuição online será realizada pelo site www.ticketfacil.com.br, onde uma cota será disponibilizada a partir das 9h do dia 26 de abril. O restante dos ingressos será distribuído ao público de forma presencial, na bilheteria do Theatro da Paz, a partir das 18h, duas horas, portanto, antes do início do espetáculo.

Texto com informações de Daniel Granhen/Ascom APM