Secult celebra o Dia Mundial da Dança com espetáculos regionais

Com expressões artísticas, do Hip-Hop ao Balé, grupos de dança se apresentam neste fim de semana em quatro espaços culturais
28/04/2022 12h47 - Atualizada em em 29/04/2022 15h46

A dança é uma manifestação de arte que muda vidas e incentiva a cultura para todos, sendo vista como uma força motora para quem a utiliza como profissão nos palcos. Nesta sexta-feira (29) comemora-se o Dia Mundial da Dança, e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promove nos dias 29 e 30 de abril uma programação especial nos espaços da Usina da Paz (UsiPaz) da Cabanagem, Icuí, Marituba e na Estação Cultural de Icoaraci. A entrada será gratuita.

Com espetáculos que se iniciam às 18h, a programação na Usina da Paz da Cabanagem realiza na sexta-feira a apresentação da Cia Dança Mauro Santos, que performa “Dança para Todos”, uma produção que envolve diversos ritmos musicais, como Brega, Carimbó, Funk, Lambada, entre outros. Dando continuidade à programação, no mesmo dia, a UsiPaz do Icuí recebe, às 18h, a Cia de Dança Keila Lima, que mostrará ao público a performance de “Devir em Dança”, cujo propósito é envolver o público através da narrativa artística, com ensaios metafóricos e subjetivos entre artistas e o público.

Para encerrar o cronograma das Usinas, às 18h do sábado (30), a UsiPaz de Marituba convida o público para assistir a apresentação do Projeto Dança Vida, que fechará a celebração com “Memórias que Dançam”, espetáculo que une um vasto repertório de conscientização e valorização das pessoas através da dança.

Já a Estação Cultural de Icoaraci garantirá um conjunto de atividades nos dois dias seguidos. Na sexta-feira, das 18h às 22h, haverá batalhas musicais de linguagens do Hip-Hop e Mid Back, realizadas pelo Grupo Icoaraci Crew e convidados, que também vai comandar as apresentações de estilo livre e pocket show.

No sábado, as atividades na Estação começam às 8h e vão até as 22h. O público será recepcionado com aulas de RitBox, com a coach Bárbara Anastácia, e a aula de Ritmos, entregue pelo Projeto ProAti e convidados. A partir das 10h, os participantes presenciarão o ensaio aberto do Balé Folclórico da Amazônia (BFAM) e, para encerrar, o público apreciará, a partir das 16h, as mostras de danças do Ballet Corpo Livre e do Grupo IAI e convidados.

Com apresentação marcada na UsiPaz da Cabanagem, o dançarino Mauro Santos afirma que a dança trouxe uma nova oportunidade de vida e através dela tem participado de apresentações em diferentes palcos, o que lhe auxiliou a criar sua própria companhia de dança, oportunizando a descoberta de novos talentos.

“Eu busco criar oportunidades para as pessoas através da dança e levar a dança pra mais pessoas que precisam”, disse. Ainda segundo o artista, as ações promovidas pela Secult são grandiosas para a cultura regional. “É através desses recursos, desses projetos e dessas oportunidades que eu vou conseguir levar cultura para muitas e muitas pessoas e fazer com que [aqueles que estou] levando junto comigo tenham seu reconhecimento e sua valorização”, parabeniza.

As atividades desenvolvidas pela Secult têm como objetivo primordial trazer à tona a importância da dança, uma linguagem artística que anseia atingir o público na plateia, expõe o diretor de Teatro da Secult, Adriano Barroso. “Desde o início desta gestão, fazemos questão de comemorar datas importantes de cada seguimento. Não poderia ser diferente com a dança. Estamos atendendo a um anseio antigo da categoria, levando os espetáculos para onde o povo está. A ideia é possibilitar ao artista a aproximação ainda maior de seu público”, afirma.

A preservação dos símbolos culturais da região paraense é um dos pilares que sustenta as políticas públicas do Estado, destaca o secretário de Cultura, Bruno Chagas. Para o gestor da pasta, as ações realizadas nos últimos anos contemplam diversas linguagens, inclusive a dança. “Essa é uma expressão que faz parte da identidade do povo do Pará. Como o Carimbó, como o Brega, como vários outros ritmos que fazem com que nós possamos caracterizar a identidade desse grande povo. Para comemorar o Dia Internacional da Dança, a Secretaria de Cultura convida a todos a vir em seus espaços celebrar este momento maravilhoso desta emblemática data”, finaliza.

*Texto de Quezia Dias (Ascom Secult)