Notícias

Preamar Patrimônio tem programação na Estação Cultural de Icoaraci

As ações gratuitas inscrevem até o dia 21 e são iniciativas da Secult e do Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico
Por Thaís Siqueira (SECULT)
09/05/2022 14h59 - Atualizada em em 10/05/2022 13h13

Nesta terça-feira (10), a partir das 9h30, a Estação Cultural de Icoaraci recebe uma programação de educação patrimonial gratuita e com inscrições abertas até o próximo dia 21. Haverá a roda de conversa “Diálogos, Memória e História” e o minicurso “Jóias em cerâmica (argila)”. A ação integra o Preamar do Patrimônio, iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac).

A diretora do Dphac, Karina Moriya, explica que o Preamar do Patrimônio parte para Icoaraci, com o intuito de instigar a população do distrito a ver, entender e valorizar o seu potencial cultural. “Isso é possível não só por meio das edificações históricas, como a própria Estação Cultural de Icoaraci - um exemplar arquitetônico da Estrada de Ferro Belém-Bragança - mas também pelos saberes e fazeres locais. Portanto, trata-se de ações de educação patrimonial que visam estimular a preservação e a promoção da cultura do distrito”, disse.

A roda de conversa terá participação da servidora do Dphac, Sabrina Campos, que irá discutir as "Paisagens Patrimoniais"; do servidor Renato Gimenes (Dphac/Secult), com a conversa "Caminhos da Memória de Icoaraci: entre trilhos e rios"; e do diretor do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), Leonardo Torii, com a discussão "A História de Icoaraci a partir dos documentos do Arquivo Público Estado do Pará".

"O objetivo é democratizar as informações contidas nessa documentação histórica para o público mais abrangente, além de destacar a história e a importância de se ter um lugar para guardar toda essa documentação e disponibilizar para que qualquer cidadão possa ter acesso a ela. Então, basicamente, vamos falar um pouco sobre o direito à memória de todos, de acordo com a nossa constituição", informou o diretor Leonardo Torii.

De 10 a 21 de maio, das 14h às 17h, haverá o minicurso “Joias em cerâmica (argila)”, com a facilitadora Rosilene Padilha. Com carga horária de 33 horas, a capacitação oferece 20 vagas para a comunidade local. As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h, na Estação Cultural de Icoaraci.

"As aulas serão teóricas e práticas, apoiadas em técnica e identidade. O minicurso vai dar noções fundamentais sobre a cadeia produtiva das joias em cerâmica, sendo possível obter resultados mensuráveis na ação. A prática poderá despertar o gosto pela atividade ceramista e assim permitirá que os participantes futuramente ingressem no mercado de trabalho como artesãos, por meio de atividade artesanal sustentável com geração de ocupação e renda", destacou Rosilene.

SERVIÇO
Preamar do Patrimônio
Data: 10 de maio, às 9h30 (roda de conversa); de 10 a 21 de maio, das 14h às 17h (minicurso)
Local: Estação Cultural de Icoaraci.
Inscrições para o minicurso: presenciais na Estação Cultural de Icoaraci, das 9h às 17h.