Preamar da Criatividade promove feira e gratuidade em museus

A Edição Junina será neste domingo (5), das 9h às 18h, na Praça da Fonte, ao lado do espaço cultural Casa das Onze Janelas
Por Iego Rocha (SECULT)
02/06/2022 15h29 - Atualizada em em 13/06/2022 11h45

Promovendo cultura através do empreendedorismo local, o Preamar da Criatividade edição junina acontecerá neste domingo (5), das 9h às 18h, na Praça da Fonte, ao lado do espaço cultural Casa das Onze Janelas. Esta é a 6ª edição da feira, que contará com produtos de moda autoral, acessórios, itens decorativos, gastronomia e um show ao vivo do grupo Quinteto Caxangá. A entrada é franca.

A ação acontece todo primeiro domingo do mês e é realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo é impulsionar o comércio local através da mão de obra de artesãs do estado. Nesta edição, 14 empreendedores participarão das atividades.

O Preamar da Criatividade possibilita que os empreendedores façam comercialização dos produtos mantendo contato direto com o público. De acordo com Bruno Chagas, secretário da Secult, a iniciativa busca valorizar o empreendedor paraense a impulsionar a economia regional.

“O Preamar da Criatividade não tem só o objetivo de fazer com que esses artesãs cheguem até o consumidor final, mas, acima de tudo, dá visibilidade aos trabalhos e, com isso, possam cada vez mais ter a sua arte e seu empreendimento valorizado e consumido na sociedade paraense”, afirma.

Além das vendas, os visitantes da feira aproveitarão, às 17h, a apresentação do Quinteto Caxangá, grupo paraense de música instrumental, que receberá o público com muita música junina.

Domingo da Gratuidade

Em conjunto com o Preamar, no mesmo dia acontece o Domingo da Gratuidade, ação que permite a visita gratuita a todos os museus e memoriais administrados pela Secult.  A gratuidade é valida para todos, no horário das 9h às 17h. A atividade acontece todo primeiro domingo do mês, por meio da Secult e do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM).

*Texto por Quezia Dias (Ascom Secult)