Notícias

Secult realiza Preamar Junino na Estação Cultural de Icoaraci

A programação promovida pelo governo do Estado promete agradar adultos e crianças, com shows, quadrilhas juninas e arraial infantil
Por Thaís Siqueira (SECULT)
15/06/2022 14h44 - Atualizada em em 22/06/2022 16h34

De 19 a 26 de junho, a Estação Cultural de Icoaraci, distrito de Belém, recebe o público para uma programação junina, com shows; apresentações de quadrilhas e bois, pássaros juninos; exposição e cursos promovidos pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz). O Preamar Junino 2022 integra o calendário de ações do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e tem entrada franca.

No domingo (19), a partir das 18h30, ocorre a abertura da exposição “Folguedos juninos” e a chegada de um cortejo cultural, promovido pela Associação de Cultura, Artes, Esportes e Entretenimento (IAI). Na sequência, quem se apresenta é a banda Carimbolando. De 20 a 25 serão realizados cursos de formação profissional oferecidos nas Carretas do TerPaz, das 09 às 18 h. 

Com muita música paraense, a cantora Larissa Samilly se apresentará na quinta-feira (23), as 19h30, seguida da Quadrilha Brasileirinha, as 20 h. As 21 h, a Quadrilha Pé de Moleque promete animar ainda mais o espaço. Na sexta (24), a partir de 19h30, haverá muita dança com a Quadrilha Império Junino, do distrito de Outeiro, e do Boi Resolvido.

Encerramento - O final de semana de encerramento também será movimentado. No sábado (25), haverá ações do TerPaz das 08 às 16 h, com entrega dos certificados dos cursos e apresentação da Cia. Amazônica de Danças, as 11 h. À noite, as 19h30, será realizado o show da Banda Hits e apresentações do Festival Folclórico da Terceira Idade (Fefolti) e das quadrilhas Arrasta Pé e Rosa Vermelha. No domingo (26), das 16 às 19 h, será realizado o Arraial das Crianças, com apresentação da Banda Trem da Fantasia, realização de brincadeiras e jogos com o animador Katulo Gutierrez, Cordão de Pássaro Tem Tem de Outeiro e do Boi Misterioso, de Itaiteua.

De acordo com o diretor da Estação Cultural de Icoaraci, Luciano Gomes, a programação quer dar visibilidade e fortalecer os grupos, artistas e fazedores de cultura de Icoaraci, que se apresentarão durante o Preamar. “Iniciaremos recebendo um cortejo cultural organizado pelo Grupo IAI. Teremos exposição de folguedos juninos, apresentações de quadrilhas, pássaro junino, bois, companhia de dança, bandas e um arraial para as crianças, e uma programação voltada para esse público infantil. Convidamos o público de Icoaraci e região para prestigiar essa programação rica e importante para os segmentos culturais”, ressalta Luciano Gomes.