“Duo Santoro” faz Concerto Didático para 100 crianças da UsiPaz Marituba no Theatro da Paz

Em Belém, o duo faz as estreias mundiais das obras dos compositores paraenses Luiz Pardal e Cibelle Donza, compostas para a turnê "O compositor é vivo!"
16/06/2022 13h00 - Atualizada em em 16/06/2022 14h50

Formado por Paulo e Ricardo Santoro - os gêmeos mais conhecidos do violoncelo brasileiro - o “Duo Santoro” se apresentou nesta quarta-feira (15), no Theatro da Paz, para um público muito especial: 100 crianças do Instituto Cristão Plenitude de Educação, Assistência, Social e Cultural, da Usipaz Marituba.

Leve e agradável, de acordo com Ricardo Santoro, o Concerto Didático funcionou como uma grande aula de música, durante a qual os músicos falaram um pouco sobre cada obra e seus compositores, ocasionando uma interação viva entre compositor, intérprete e o público. “Muito bom receber essas crianças em nossa plateia. Nós conversamos com eles e quebramos o paradigma de que um concerto de música clássica é algo extremamente formal, distante das pessoas com um músico de terno e gravata. Nosso objetivo era fazer com que esses pequenos nos levassem para sempre na memória deles”, afirmou.

O concerto faz parte da turnê “O compositor é vivo!”, que foi iniciada em Mariana (MG), mas já passou por Corumbá (MS) e Vitória (ES) e chega a Belém para fazer as estreias mundiais de obras dos paraenses Luiz Pardal e Cibelle Donza, compostas exclusivamente para o projeto e que terão suas partituras disponibilizadas para acesso e download gratuitos na plataforma Música Brasilis (www. musicabrasilis.org.br), o maior portal de partituras de música brasileira, que é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale. O lançamento está previsto para novembro nas principais plataformas digitais.

Para Kátia Santos, gerente da Usipaz de Marituba, a presença dos polos do ProPaz é muito importante, pois oportuniza que as crianças tenham contato com a música erudita e ajuda na formação de plateia e na difusão da musicalização. “O sentimento é de gratidão. Foi emocionante hoje vê-las admiradas, extasiadas e encantadas com o nosso teatro. Acessar o bem e o belo muda a vida das pessoas. Parafraseando a música, ‘o povo não quer só comida, quer comida, diversão e arte’. Quando a população tem acesso e contato com a arte significa possibilitarmos estratégias para que as pessoas treinem o olhar para perceber a essência das coisas, da vida, do ser, num mundo tão relativista, fluido, líquido, como afirma Zygmunt Baumam. A arte nos cura e salva quem está em situação de vulnerabilidade”, agradeceu.

O duo - Duo Santoro está na estrada musical desde os anos 90. O único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil tem nos seus recitais um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular, com alguns dos principais compositores brasileiros dedicando importantes obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Ernani Aguiar, Dimitri Cervo, Ricardo Tacuchian, Villani-Côrtes, Tim Rescala e André Mehmari. Paulo e Ricardo Santoro são mestres pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Unirio e pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Em 2018, eles se apresentaram no Teatro Real de Córdoba (Argentina) e gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador, interpretando o concerto “Duplum” de João Guilherme Ripper, dedicado ao Duo Santoro.

*Texto de Úrsula Pereira (Ascom/ Theatro da Paz)