Exposição no Palacete Faciola destaca a tradição da culinária típica do Pará

Centro Cultural apresenta a exposição 'Em torno da mesa – Os brinquedos de miriti e a cultura alimentar paraense'
Por Quezia Dias (SECULT)
05/10/2022 14h40 - Atualizada em em 06/10/2022 14h09

O Centro Cultural Palacete Faciola recebeu, na manhã desta quarta-feira (5), a exposição “Em torno da mesa – Os brinquedos de miriti e a cultura alimentar paraense”. A mostra faz parte da programação do Preamar do Círio em homenagem à festividade de Nossa Senhora de Nazaré. Ela está montada no térreo do espaço cultural, na Casa 1, e poderá ser visitada até dezembro.

Quem visitar o Palacete Faciola nos próximos dias poderá apreciar a exposição voltada para a produção dos alimentos que pertencem aos costumes paraenses. A mostra "Em torno da mesa" utilizou representações da culinária paraense através de brinquedos de miriti, confeccionados por artesãos e artesãs de Abaetetuba. As peças fazem parte do acervo do Museu do Círio.

Acompanhadas de painéis que descrevem a história do consumo de alimentos típicos durante o Círio de Nazaré, as obras abordam produção do açaí, da tapioca, do tacacá, o trabalho da pesca dos ribeirinhos, e muito mais.

A iniciativa quer proporcionar aos visitantes a experiência com os meios que auxiliam na produção da culinária paraense. De acordo com o diretor do Museu do Círio, Anselmo Paes, a exposição traz a visualização das técnicas e os utensílios utilizados para que o alimento chegue na mesa dos paraenses.

"Nós queremos ampliar nossa percepção sobre a culinária regional. Os brinquedos de miriti são a filosofia da floresta amazônica, eles trazem a possibilidade de pensar e repensar a sua realidade e materializar no trabalho dos artesãos", explicou.

Moradora das proximidades do Palacete Faciola, Maria Cristina Carvalho aproveitou a visita pelo centro cultural para saber mais sobre a mostra. Para ela, promover essas ações contribui para que as pessoas se interessem mais pela cultura. "Entramos para aproveitar e absorver mais dessa cultura. Depois da reforma, foi a grande oportunidade da gente conhecer e se inteirar mais pela história da cidade e da própria arquitetura", destacou.

Pela primeira vez no espaço, Ana Cláudia Araújo considera a exposição importante para que o público regional e de fora conheça o processo de produção das comidas típicas paraenses. "Muita gente não conhece a cultura alimentar do Pará, que é bem diversificada e muito própria. Apesar de morar aqui, [muitos de nós] não sabemos tão a fundo, só vai se consumindo [a alimentação], mas não se sabe como é feito e de onde vem. É principalmente importante para quem não conhece, [ainda mais] nessa época do Círio que recebemos gente de fora, que vem pela primeira vez", salienta a visitante.