Notícias

Minicurso de confecção de mantos encerra na Estação Cultural de Icoaraci

Produtos devem compor exposição que inicia nesta sexta-feira (7)
Por Thaís Siqueira (SECULT)
05/10/2022 16h16 - Atualizada em em 05/10/2022 16h29

A Estação Cultural de Icoaraci encerrou nesta quarta-feira (5) o minicurso “Confecção de Mantos e Suportes”. A ação ofertou 15 vagas para moradores da Vila Sorriso, como o distrito icoraciense é chamado carinhosamente. Os produtos confeccionados irão compor a exposição “Mantos de Fé”, que será aberta às 19h, de sexta-feira (7) e seguirá com entrada franca até o dia 23 de outubro, como parte da Estação 6 do Preamar do Círio. A abertura terá um show de Santi Lopez e Cia, com o tema “Círio de Nazaré ao som do saxofone”. A ação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O diretor da Estação Cultural, Luciano Gomes, frisou que a capacitação é uma forma tanto de expressão da fé quanto uma fonte de renda para as famílias. “Essa ação é uma forma de renovarmos nossa fé em Nossa Senhora de Nazaré e as nossas esperanças em um futuro melhor, já que nós tivemos dois anos sem ter o Círio. Este ano, as procissões voltam com força total, com a renovação da nossa cultura, da nossa tradição, do nosso patrimônio. E esse minicurso também é uma forma de gerar renda para as pessoas que estão participando. Nós da Estação estamos muito felizes em realizar esse minicurso pelo segundo ano consecutivo”, pontuou.

Com seis dias de duração, o minicurso proporcionou também encontros e a troca de experiências entre as participantes. A aluna, Rosa Sales, aproveitou a oportunidade para fazer novas amizades. “Para mim, é muito importante aprender a fazer o manto de Nossa Senhora, por poder ser uma fonte de renda. Mas, eu venho mais porque tenho muitas imagens e quero ver elas todas vestidas com os mantos confeccionados por mim".

"Confeccionar os mantos é uma forma de homenagear nossa mãezinha e, além disso, fazer novas amizades, porque é muito importante conhecer pessoas e trocar experiências. Aprendi como a gente monta o manto, as pedrarias, isso é muito importante saber. Simplesmente amei”, contou a participante Rosa Sales.

A ministrante do curso, Socorro Gomes, explicou que todo o material do minicurso foi fornecido para as participantes e o resultado foi melhor do que o esperado. “Está sendo maravilhoso. Eu fico muito emocionada de ver. A gente ensina o básico e elas vão colocando a criatividade delas. Ano passado, demos esse curso e muitas das meninas fizeram e venderam. E é muito bacana porque nós estamos ajudando elas a ganharem um dinheiro a mais ou acrescentar na renda familiar”, ressaltou Socorro.

SERVIÇO
Estação 06 - Preamar do Círio: Exposição “Mantos de Fé”
Abertura: 07/10, às 19h
Local: Estação Cultural de Icoaraci (End.: R. Padre Júlio Maria, 937-995 - Cruzeiro, Icoaraci)
Período de visitação: 07 a 23 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 17h
A entrada é franca.