Notícias

Cinco livros infantis paraenses para incentivar a leitura dos pequenos

As obras estiveram presentes na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes no dia voltado exclusivamente para as crianças
Por Quezia Dias (SECULT)
11/10/2022 15h58 - Atualizada em em 11/10/2022 16h14

Os livros assumem papel fundamental na vida das crianças e fazem parte do processo de aprendizagem, crescimento intelectual e sociocultural delas com as múltiplas linguagens e gêneros que consistem na leitura. Nesta quarta-feira (12) é celebrado o Dia Nacional da Leitura e o Dia das Crianças. Para comemorar, separamos cinco obras infantis paraenses que podem ser lidas por toda a família.

Todas as obras escolhidas fizeram parte da programação da 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada em 2022 pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Este ano a programação trouxe um dia especial voltado para o universo da literatura infantil, intitulado “Vozes da Infância”.

Os livros são de diferentes gêneros, alguns descrevem personagens da própria Amazônia, com vivências ribeirinhas e pessoais na região paraense. Outros autores utilizaram o lúdico e o mundo fantástico, que permitem a criança se aventurar pelas páginas e se transportar para um universo mágico. A autoria paraense voltada ao público infanto-juvenil busca incentivar as crianças a lerem e valorizar a literatura local, que também é delas. Confira:

1. Contos de Dona Onete (Coletânea) – Dona Onete

2. A história das crianças que plantaram um rio – Daniel Leite

3. O urso polar astronauta – Andro Baudelaire

4. Sonequita: Meu bichinho de estimação – Danielle Batista Teles

5. Um beija-flor colorido – Sônia Santos